Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uma Prova de Coragem | A história real do cão atleta que inspirou o filme

Por| Editado por Durval Ramos | 20 de Março de 2024 às 15h05

Link copiado!

Lionsgate
Lionsgate

O drama Uma Prova de Coragem, estrelado por Mark Wahlberg (TED), chega aos cinemas no dia 4 de abril, contando uma história real de superação, amizade e lealdade. Na trama, ele vive Michael Light, um corredor que está prestes a se aposentar, mas que decide se arriscar em uma última corrida a fim de levar uma medalha para casa. No caminho, depois de fazer uma trilha de trekking de 40 quilômetros, ele e sua equipe param para descansar e notam que um cachorro de rua se aproxim. Michael decide alimentá-lo com almôndegas de carne e o animal se torna, a partir de então, seu melhor amigo e escudeiro fiel.

Dirigido por Simon Cellan (Plano de Família), o longa  é baseado na história real do ex-atleta sueco Mikael Lindnord, que participou de corridas de aventura desde 1997 até se aposentar em 2015, e escreveu um livro para contar a origem dessa amizade. A obra se chama Arthur: o cachorro que cruzou a selva para encontrar um lar (em tradução livre) e conta como ele conheceu o vira-lata que o acompanhou em toda a competição.

Continua após a publicidade

A bravura de Arthur

De porte pequeno e, aparentemente, sem dono, o vira-lata decidiu continuar acompanhando o grupo de atletas em uma das competições mais duras do mundo. Para isso, o animal enfrentou mais alguns quilômetros de trekking lamacento, além de chuva e frio. A situação inusitada fez com que os corredores tivessem compaixão por ele e até o ajudassem a desatolar da lama.

Acontece que a próxima etapa da competição era de canoagem, e, de acordo com os organizadores da prova, o mais seguro era partir sem o cachorro, já que esse teste demandaria muito esforço físico. O grupo acatou a ideia, mas Arthur — agora já batizado com nome de rei, por ter uma postura elegante — se jogou na água e começou a nadar ao lado do bote. Vendo essa situação, a equipe resolveu colocá-lo a bordo e terminar a prova junto com ele.

A essa altura, Mikael já nutria sentimentos de amor e amizade pelo cachorro, e Arthur provou sua lealdade mais uma vez quando se deitou ao lado de um integrante do grupo que estava desidratado e se sentindo mal. O cachorro parecia querer proteger o amigo. 

Driblando essas e outras várias adversidades, o grupo finalmente conseguiu cruzar a linha de chegada em 12º lugar e completar sua missão. Com o dever cumprido, Mikael agora precisava voltar para a casa, mas decidiu que não poderia ir para a Suécia deixando Arthur para trás. 

Só que transportar o cachorro de um país para outro não era tão fácil assim. Além das dificuldades sanitárias, Arthur tinha feridas nas costas e certamente morreria no traslado. Foi então que Mikael decidiu cuidar dele antes de tentar fazer a viagem. Além disso, o governo da Suécia e do Equador (país onde foi realizada a corrida) se envolveram no caso e as fotos do animal viralizaram, fazendo com que o caso comovesse mais pessoas.

Por fim, depois de um tratamento intensivo, Arthur estava pronto para viajar e, em 2015, se mudou para Örnsköldsvik para viver com Mikael e sua nova família.

Continua após a publicidade

A adaptação da trama para as telonas

Por ser baseado em uma história real, Uma Prova de Coragem é um longa que traz vários detalhes do ocorrido, e seu roteiro contou com a ajuda do próprio Mikael Lindnord. Em entrevista à imprensa, ele comentou que ajudou um pouco o roteirista Michael Brandt (Chicago Fire) na construção do enredo e também ajudou o diretor a encontrar o tom do protagonista. Além disso, o ex-atleta comentou que se apaixonou pelo cachorro-ator que deu vida à Arthur e também ficou com vontade de levá-lo para a casa.

A morte do cachorro

Continua após a publicidade

E, por falar em cachorro, é bom preparar o lencinho, porque a morte de Arthur deverá ser retratada no longa. Ele chegou na Suécia em 2015 e viveu até 2020 sendo muito amado por Mikael e todos da sua família. Nas redes sociais, o ex-atleta relembra com carinho o tempo que passou com ele e diz que ambos se entendiam com o olhar.

Em uma postagem, ele dedica uma mensagem ao animal e diz que Arthur The King (como o filme é chamado em inglês) é uma carta de amor dedicada para ele.

"Milhões e milhões de pessoas saberão o seu nome... e com isso muitos, muitos mais Arthur's terão um novo lar para sempre e uma família que os ama"
Continua após a publicidade

No longa, o cão será vivido pelo cachorro Ukai e além dele e de Wahlberg, o elenco também conta com Simu Liu, Juliet Rylance, Nathalie Emmanuel, Ali Suliman e Paul Guilfoyle.

Vale lembrar que apesar de ser baseado em fatos reais, a obra traz algumas mudanças na trama. O nome do protagonista foi trocado de Mikael Lindnord para Michael Light e a história foi ambientada na República Dominicana, quando na verdade aconteceu no Equador. Lembrando que quem quiser dar uma chance à trama, poderá assisti-la nos cinemas a partir do dia 4 de abril.