Shrek | Ranking do pior ao melhor filme
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |
Não há como negar o quanto Shrek é um filme importante para a história do cinema. Mais do que um sucesso de bilheteria, o longa do ogro que subverteu os contos de fada também foi um fenômeno cultural e mostrou a Hollywood que era possível fazer animações fora do estilo Disney. Sem se preocupar em replicar a fórmula da sua rival, a DreamWorks criou um clássico que forçou a gigante a se modernizar.
- Os 15 melhores filmes infantis para assistir na Netflix
- 6 grandes filmes para assistir na Netflix em maio de 2023
Com piadas mais maduras e muita referência ao mundo pop, o primeiro Shrek abriu as portas para todo um universo que satirizava não só os contos de fada, mas também o próprio cinema, seus clichês e suas celebridades. Não por acaso, a franquia cresceu com diversas sequências e até alguns spin-offs — isso sem falar de animações e outros produtos derivados.
Por conta de toda essa importância e da escala que Shrek ganhou nesses mais de 20 anos, é claro que há produções muito boas e outras nem tanto. E, como um novo filme chegando em breve, o Canaltech resolveu listar os filmes de Shrek para descobrir qual o pior e o melhor da saga.
6. Shrek para Sempre: O Capítulo Final
O quarto filme da série Shrek já chegou com a premissa de ser o capítulo final das aventuras do ogro. Lançado no auge do frenesi do 3D, em 2010, o filme flerta com a ideia de realidade alternativa que o cinema vem adotando atualmente com o conceito de multiverso — mas sem o mesmo êxito.
Em Shrek Para Sempre, o herói tenta fugir das responsabilidades de pai de família ao assinar um acordo com Rumpelstiltskin para poder ter sua vida de ogro novamente. Assim, o mundo se transforma para que seu desejo seja atendido — o que implica em nenhum de seus amigos lembrar dele e o reino de Tão Tão Distante ser tomado pelo vilão feiticeiro.
É uma proposta até interessante, mas que não é aproveitada pelo roteiro. O resultado é que o filme se torna muito repetitivo em relação àquilo que os longas anteriores já tinham apresentado, replicando situações já conhecidas e repetindo piadas — e se distanciando da originalidade que marcou a franquia em seu começo.
Shrek para Sempre: O Capítulo Final está disponível no Paramount+ e Telecine e para compra e locação na Amazon, Google Play e Apple TV.
5. Shrek Terceiro
Shrek Terceiro é o filme em que a fórmula da série começa a demonstrar seu cansaço e a necessidade de atualização.E era a oportunidade ideal de fazer essa renovação, já que a premissa da história coloca o ogro tendo que assumir o trono de Tão Tão Distante após a morte do rei.
Só que, como Shrek se nega a aceitar a responsabilidade, ele precisa encontrar um substituto e toda a história gira em torno de achar esse primo de Fiona que pode assumir a coroa em seu lugar — ao mesmo tempo em que o Príncipe Encantado vai lutar para assumir o reino.
O grande problema de Shrek Terceiro é que ele não consegue manter a inventividade dos dois filmes anteriores e cai em uma jornada bastante comum que tenta compensar a pouca criatividade com muita referência pop. Só que o truque não funciona e ele soa vazio do começo ao fim.
Shrek Terceiro está disponível na Netflix e para compra e locação na Amazon, Apple TV e Google Play.
4. Gato de Botas
Há uma regra não escrita no mundo das animações de que todo coadjuvante de sucesso vai ganhar um filme próprio em algum momento. Foi assim com Os Pinguins de Madagascar, com Minions e até com Procurando Dory. E, como não poderia deixar de ser, Gato de Botas chegou aos cinemas nessa mesma toada.
Era um caminho bastante óbvio. O felino calçado foi uma das grandes estrelas de Shrek 2 e a ideia da Dreamworks era se aproveitar da popularidade do personagem para transformá-lo em protagonista após o fechamento da história do ogro. Foi assim que, em 2011, o O Gato de Botas estreou.
A aventura era um prequel, ou seja, se passava antes do gato espadachim conhecer Shrek e os demais, mostrando como ele se tornou a lenda que os outros filmes apresentaram. É uma história bem comum e divertida, mas sem o mesmo brilho dos melhores capítulos da franquia. Ainda assim, brinca muito bem com os clássicos contos de fadas e aproveita bastante o carisma de seu herói.
Gato de Botas está disponível no Telecine e para compra e locação na Amazon e Apple TV.
3. Gato de Botas 2: O Último Pedido
Gato de Botas 2: O Último Pedido foi uma das maiores surpresas de 2022. O filme chegou uma década depois de seu antecessor e em uma época em que o universo de Shrek não estava mais em alta e, mesmo assim, foi um fenômeno de crítica e público — tanto que foi indicado ao Oscar de Melhor Animação.
Parte disso está na ótima história em que o herói se depara com o medo da morte depois de perder todas as suas vidas restantes, seguindo em jornada para encontrar uma estrela cadente que lhe permita recuperar o vigor de outrora. Além disso, a animação é tão bem feita e criativa — muito influenciada por Homem-Aranha no Aranhaverso — que fez por merecer todos os elogios recebidos.
Gato de Botas 2: O Último Pedido está disponível para compra e locação na Amazon, Google Play e Apple TV.
2. Shrek
O começo de tudo. Já falamos por que o primeiro Shrek é um marco na história do cinema, mas é sempre bom reforçar que o longa mexeu com Hollywood de modo a forçar a própria Disney a rever seu modo de fazer animação e como apresentar suas narrativas. E olhe que Monstros S.A, que disputou o Oscar naquele ano, é uma das melhores produções da Disney/Pixar até hoje.
O segredo do sucesso de Shrek está na já comentada utilização de referências pop com uma trilha sonora muito boa e um roteiro que traz um humor que funciona muito bem tanto para adultos como para crianças em diferentes níveis. Tanto que é um filme que envelheceu muito bem nessas duas décadas.
Shrek está disponível na Netflix, Prime Video e Globoplay. Ele também pode ser comprado ou alugado no Google Play e Apple TV.
1. Shrek 2
Se o primeiro Shrek foi revolucionário, Shrek 2 veio para aperfeiçoar a fórmula — de forma que nem mesmo a Dreamworks conseguiu replicá-la depois. Mostrar o que aconteceu depois do “Felizes para Sempre” é uma sacada incrível, principalmente quando os heróis são dois ogros com linhagem real.
Assim, a trama da sequência mostra os esforços do rei de Tão Tão Distante para salvar Fiona da maldição que a transformou em um monstro do pântano ao mesmo tempo em que tenta tirar Shrek de cena, apresentando um novo noivo para a princesa. É uma aventura simples, mas que se encaixa muito bem no clima caótico que a série apresentava.
Além disso, foi Shrek 2 que ampliou o universo de personagens da franquia. O Gato de Botas é a adição mais icônica, mas também tem o próprio Príncipe Encantado, que voltou a aparecer em outros longas.
Shrek 2 está disponível na Netflix, Prime Video e Globoplay. Ele também pode ser comprado ou alugado no Google Play e Apple TV.