Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que fizeram um filme de terror do Ursinho Pooh?

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Abril de 2023 às 15h00

Link copiado!

Reprodução/Jagged Edge Productions
Reprodução/Jagged Edge Productions

Quem está acostumado com a imagem fofa e serena do Ursinho Pooh vai levar um susto quando o vir em em Ursinho Pooh: Sangue e Mel, novo terror macabro dirigido por Rhys Frake-Waterfield. Na obra, o famoso urso aparece em forma quase humana e com sede de vingança. Mas, afinal, por que transformaram o meigo personagem em um protagonista de filme de terror? É isso que o Canaltech te explica agora!

Para começar, é importante lembrar que a história do Ursinho Pooh e de todos seus amigos (Tigrão, Leitão, Abel e Christopher) é baseada nos livros do escritor AA Milne. Acontece que os direitos para adaptá-la eram exclusivos da Disney. Sendo assim, não era possível que nenhuma outra empresa usasse a imagem dos personagens.

Continua após a publicidade

A situação mudou, no entanto, quando em 2022 o primeiro livro de AA Milne — Winnie-the-Pooh —, lançado em 1926, entrou em domínio público. Isso significa que a obra ficou "livre" para ser adaptada de qualquer maneira e por qualquer pessoa.

O Ursinho Pooh macabro

Foi com isso em mente que Frake-Waterfield viu uma oportunidade de fazer uma adaptação diferente da história original com o objetivo de chocar os espectadores. Abusando do terror, ele fez com que Pooh e Leitão, sentindo-se abandonados por Christopher, que foi para a faculdade, partissem em busca de vingança.

Continua após a publicidade

No trailer divulgado, é possível ver os dois personagens perseguindo e assassinando várias pessoas. É certo que eles irão atrás de Chritopher, o ex-dono, e que nessa jornada vingativa promeverão um banho de sangue.

Outros personagens de Ursinho Pooh e o domínio público

Quem assistir ao trailer pode estranhar a ausência de Tigrão e outros personagens importantes. A verdade é que somente aqueles que apareceram no primeiro livro entraram em domínio público; assim, como Tigrão só apareceu no conto The House at Pooh Corner, em 1928, os direitos sobre ele ainda pertencem à Disney. Outro ponto que é importante ressaltar é que a lei de domínio público é diferente nos Estados Unidos e no Brasil.

Continua após a publicidade

Nos Estados Unidos, a lei determina que o prazo de proteção será de 95 anos contados do dia 1° de janeiro do ano seguinte ao que a obra foi publicada. Como o livro foi lançado em 1926, em 2022 essa proteção caiu.

Já aqui no Brasil, a regra determina que o o domínio público é de 70 anos contados de 1° de janeiro do ano seguinte à morte do autor original da obra. Como AA Milne morreu em 1956, suas obras entrariam em domínio público só no ano de 2027. Isso ilustra como as regras para essa situação irão variar de acordo com a legislação de cada país.

O que esperar de Ursinho Pooh: Sangue e Mel?

Continua após a publicidade

Como o próprio diretor definiu, o novo filme do Ursinho Pooh será impróprio para as famílias e a expectativa é que ele entregue um terror mais gore.

Frake-Waterfield contou que o filme teve um orçamento baixo, de apenas US$ 250 mil, mas que ele sempre acreditou muito na obra, tanto que já está preparando a continuação.

Quando vai lançar Ursinho Pooh: Sangue e Mel?

Continua após a publicidade

Controverso, Ursinho Pooh: Sangue e Mel enfrentou alguns problemas na época de seu lançamento internacional. Um deles foi o fato de ter sido barrado em Hong Kong, na China. A justificativa para isso é que o personagem não é bem visto no país por ser comparado ao presidente Xi Jinping.

Aqui no Brasil foi anunciado que o longa chegaria aos cinemas em fevereiro de 2023, mas a estreia não aconteceu e não há outra data confirmada.