Publicidade

O Jogo da Morte | Conheça o filme de terror baseado no desafio Baleia Azul

Por| Editado por Durval Ramos | 20 de Fevereiro de 2024 às 14h05

Link copiado!

Paris Filmes
Paris Filmes

O mês de fevereiro preparou uma boa surpresa para os fãs de terror. Chega aos cinemas no próximo dia 22 o filme O Jogo da Morte, cuja trama é baseada na brincadeira macabra Baleia Azul, uma espécie de desafio viral que se popularizou em 2017 e incentivava jovens a se mutilarem e cometerem suicídio. No longa, a história se repete e a protagonista Dana procura respostas para a morte abrupta da sua irmã mais nova que se jogou na frente de um trem.

Desesperada e sem saber bem como agir, ela decide vasculhar o computador da irmã e descobre que a menina estava envolvida em uma espécie de brincadeira na qual era chantageada e obrigada a tomar atitudes drásticas, como se multilar física e psicologicamente. A partir dessa revelação, Dana precisa correr contra o tempo para descobrir a identidade do chantagista e impedir que ele faça novas vítimas.

Continua após a publicidade

Dirigido pela cineasta russa Anna Zaytseva, O Jogo da Morte reflete sobre os perigos da exposição online e a preocupação dos pais com a segurança das crianças, mas sem abrir mão do tom de suspense e terror para temperar essa história que já é medonha por natureza. 

Só que o longa de Zaytseva não é o primeiro sobre o Baleia Azul. Em 2020, o diretor egípcio Alaa Morsy também trouxe uma trama envolvendo o jogo viral. Vale lembrar ainda que, apesar de ter o mesmo nome em português do filme de 1978 estrelado por Bruce Lee, o longa da Paris Filmes não tem nenhuma relação com o tal enredo.

O que foi o jogo Baleia Azul?

Continua após a publicidade

Lançado no final da década de 2010, o desafio Baleia Azul surgiu na Rússia e se popularizou ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Ele era jogado, majoritariamente, por adolescentes e os participantes tinham que cumprir 50 desafios macabros, sendo que o último consistia em tirar a própria vida.

Os testes eram enviados por meio de redes sociais ou aplicativos de mensagem, como Instagram e WhatsApp, e quem aceitasse participar do jogo não poderia desistir, caso contrário sofreria mais ameaças e retaliações.

Em 2015, na Rússia, uma jovem se jogou do alto de um prédio e, pouco tempo depois, uma menina de 14 anos se atirou na frente de um trem. Aliás, é este caso que serve de inspiração para a trama de O Jogo da Morte. Também foram registrados casos com vítimas fatais na Ucrânia.

No Brasil, uma adolescente de 16 anos foi encontrada morta em uma lagoa no município de Vila Rica (MT). A polícia e a família da jovem suspeitaram que ela estaria envolvida com o jogo Baleia Azul, já que apresentava cortes nos braços e comportamento atípico. Em Curitiba, hospitais relataram ter atendido adolescentes com sinais de mutilação, levantando a suspeita de participarem do jogo viral.

Continua após a publicidade

O Jogo da Morte: quando estreia?

Se você ficou interessado pela história do filme, já pode preparar a pipoca, pois ele estreia no Brasil na quinta-feira, 22 de fevereiro.