Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 melhores filmes feitos em stop motion

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Dezembro de 2022 às 21h00

Link copiado!

Warner Bros, DreamWorks, Netflix
Warner Bros, DreamWorks, Netflix

As animações em stop-motion exigem paciência e precisão para serem feitas, mas, quando bem-realizadas, podem se transformar em excelentes filmes ou séries, como no caso do Pinóquio por Guillermo del Toro. Na criação do longa, o cineasta mexicano contou com tal técnica para dar vida à história do boneco de madeira; como consequência, criou uma das melhores adaptações do conto de Carlo Collodi.

Mas não foi só del Toro que fez um excelente filme em stop-motion. Outro diretores também se arriscaram e deram ao cinema filmes como Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais, Coraline e o Mundo Secreto, O Fantástico Sr. Raposo, e muitos outros.

Vale lembrar que o método é realizado com tomadas contínuas de objetos, em que cada tomada varia um pouco da anterior, criando assim a aparência de movimento. Além disso, ao contrário dos desenhos animados, a animação não é criada de forma totalmente computadorizada e são utilizados objetos que existem de verdade.

Continua após a publicidade

Pensando em te ajudar a conhecer um pouco mais sobre essa técnica, o Canaltech listou os cinco melhores filmes feitos em stop motion. Então, pegue a pipoca e dê o play nessa maratona.

5. Fuga das Galinhas

Continua após a publicidade

Um dos filmes em stop motion mais antigos e mais famosos é Fuga das Galinhas, lançado em 2000. A trama conta a história de várias galinhas que vivem presas em uma granja de uma fazenda inglesa, nos ano 1950. Entre elas está Ginger, uma galinha esperançosa que sonha com sua liberdade.

Um dia, o galo Rocky surge voando por cima do galinheiro e as coisas começam a mudar. Ginger e Rocky se apaixonam e, juntos, criam um plano para fugirem do local, mas eles têm que correr contra o tempo se não quiserem acabar na panela da Sra. Tweedy.

Dirigido por Nick Park e Peter Lord, o filme inovou ao usar bonecos feitos de massinha para contar a história.

Atualmente, Fuga das Galinhas pode ser assistido no Google Play, Apple TV e Netflix.

Continua após a publicidade

4. ParaNorman

Lançado em 2012, ParaNorman conta a história de Norman Babcock, um jovem que consegue falar com os mortos e prefere conviver com eles do que com os vivos.

Um dia, seu tio falecido, Prenderghast, se comunica com ele para dizer que a maldição de uma bruxa centenária vai se realizar e que ele é o único que pode detê-la. Norman então decide fazer um ritual mágico, mas as coisas não saem como o planejado e os mortos da cidade começam a se levantarem das tumbas.

Continua após a publicidade

Dirigido por Sam Fell e Chris Butler, o longa tem leves inspirações em Halloween - A Noite do Terror, O Exorcista, e Poltergeist - O Fenômeno, mas ainda assim consegue ser uma obra leve e divertida para crianças.

ParaNorman está disponível na Apple TV e Google Play.

3. A Noiva Cadáver

Continua após a publicidade

Da mente de Tim Burton, A Noiva Cadáver estreou em 2005 e conta a história de Victor e Victoria, um casal que teve seu casamento arranjado.

Nervoso com a cerimônia, Victor vai sozinho à floresta para ensaiar seus votos matrimoniais e acaba colocando o anel no que ele pensava ser um tronco de árvore. Só que, ao contrário, do que poderia supor, o tal tronco era o braço de Emily, uma noiva que foi assassinada depois de fugir com seu amor.

Convencida de que foi pedida em casamento, Emily leva Victor para o mundo dos mortos, e ele precisará encontrar uma solução rápida se ainda quiser se casar com Victoria.

Abusando dos tons escuros, o filme tem um ar sombrio ao mesmo tempo que é divertido e engraçado.

Continua após a publicidade

No Rotten Tomatoes, o longa não fez feio e conquistou 84% de avaliações positivas da crítica especializada e 77% de aprovação do público.

A Noiva Cadáver está disponível na Apple TV, HBO Max, Google Play e Microsoft Store.

2. O Estranho Mundo de Jack

Continua após a publicidade

Outra produção de Tim Burton em stop motion que vale a pena assistir é O Estranho Mundo de Jack, de 1993. Na trama, conhecemos Jack Skellington, um ser estranho que vive na Cidade do Halloween, um lugar onde todos os habitantes passam o ano inteiro preparando o Dia das Bruxas.

Acontece que Jack está cansado de viver sempre a mesma situação e um dia acaba atravessando o portal do Natal e ficando contagiado com toda aquela alegria. Empolgado, ele decide sequestrar o Papai Noel para fazer o seu próprio Natal, mesmo contra a vontade de sua noiva Sally. Mas, com o tempo as coisas saem do controle e ele percebe que Sally tinha razão.

Lançado em 1993, O Estranho Mundo de Jack se tornou um clássico com o passar dos anos e conquistou várias gerações. Atualmente, ele está disponível no Disney+.

1. Pinóquio por Guillermo del Toro

Continua após a publicidade

Lançado em 2022, a versão de Guillermo del Toro da história do boneco de madeira é muito mais sombria e macabra do que a versão da Disney, mas continua mantendo a qualidade ímpar. A história é ambientada no período da Itália facista e abusa de tons escuros e sóbrios.

O trabalho de stop motion do filme é primoroso, e o destaque fica para o boneco protagonista que apresenta um aspecto mais natural e “mal talhado”. Assim, como nas primeiras versões da história, a obra mescla partes musicais com diálogos interessantes e se aproxima mais do conto original de Carlo Collodi.

Pinóquio por Guillermo del Toro está disponível na Netflix.