Publicidade

Como são feitos os filmes em Stop Motion

Por  • Editado por  Bruno Salutes  | 

Compartilhe:
Envato/Besjunior
Envato/Besjunior

Vocês já devem ter ouvido falar em stop motion, né? Uma técnica de animação muito utilizada no cinema. Alguns exemplos famoso são A Fuga das Galinhas de 2000, Coraline de 2009 e mais recente Ilha dos Cachorros de 2018, mas existem muitos outros por aí.

Mas você pode se perguntar: "Lu, como eles são feitos?" É exatamente isso que vim trazer para vocês! Dá uma olhadinha abaixo e veja como os artistas dão vida as animações em stop motion.

Como os filmes em Stop Motion são feitos

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Antes de falar sobre como, é importante dizer o que é a técnica em Stop Motion. Bom, funciona mais ou menos assim gente: os artistas manipulam objetos inanimados, bonecos articulados criados de barro, argila ou outro material de fácil manipulação.

A origem do stop motion é bem antiga, no início dos anos 1900 já tinha gente trabalhando com isso, acredita? Helena Smith Dayton, cinematógrafa e artista plástica, foi uma das primeiras a usar argila em suas animações, sendo uma importante figura no stop motion. Ah! Além disso, ela se referia ao seu trabalho como "stop action", um sinônimo de "stop motion" que usamos hoje em dia. Incrível, né?

No entanto, fazer a manipulação desses bonecos é um pouco mais complicado do que parece. Os movimentos precisam ser quase milimétricos para passar a sensação de movimento natural, sabe? Assim a câmera captura todos os movimentos e vemos toda a magia na telona!

É um trabalho árduo, que deseje muito cuidado e dedicação dos artistas envolvidos, mas o resultado falar por si próprio, né? Em breve volto para falar mais sobre a magia do cinema!