Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é stop motion?

Por| Editado por Bruno Salutes | 29 de Junho de 2021 às 22h50

Link copiado!

Dose Media/Unsplash
Dose Media/Unsplash

Você gosta de animações feitas de massinha, como A Noiva Cadáver? Ou talvez das cenas das batalhas em nos episódios IV, V e VI de Star Wars? Apesar de não parecer, tanto a sequência de filmes de George Lucas quanto o desenho da Disney usam a mesma técnica: o stop motion.

Stop Motion, ao pé da letra significa movimento parado, nada mais é do que uma técnica que trabalha com o chamado quadro a quadro, ou seja, várias fotografias de um mesmo objeto ou pessoa para simular seu movimento.

Em geral, são usados personagens de massinha e outros objetos, onde as pessoas tiram diversas fotos do mesmo ponto, apenas mexendo ligeiramente neles ou trocando de posição ligeiramente, sem mudanças bruscas para dar a ideia suave de movimento.

Continua após a publicidade

Existe uma explicação científica para o stop motion. Ele é uma ilusão de ótica a que o cérebro humano é exposto quando alguém vê doze quadros por segundo ou mais, num fenômeno conhecido como Persistência Retiniana. Com o tempo, os filmes tiveram um número maior de quadros e, são atualmente utilizados, em média, 24 quadros por segundo de animação. Ou seja, para fazer um minuto de filme, são necessários 1.440 fotos.

Como surgiu o stop motion

O stop motion começou com o ilusionista e mágico George Mélies que gravou um stop motion sem querer enquanto gravava um filme e passou a utilizar a técnica. Posteriormente, ele gravou o famoso filme Viagem à Lua, em 1902, que conta sobre humanos desembarcando no satélite.

Como é feito o stop motion

Continua após a publicidade

O stop motion é bastante empregado em desenhos animados da Disney e mesmo em videoclipes e em produções caseiras. Mas, como vem sendo usada há décadas, ela foi aprimorada e usada, por exemplo, em filmes de ficção científica e terror para criar robôs e monstros, já que não existiam computadores próprios para criar efeitos especiais.

Normalmente, são empregados objetos e personagens de massinha. Além disso, pode ser feito com pessoas, com o nome de pixilação.

Após a criação do roteiro, a produção precisa tirar as fotos. Para cada quadro de cena é realizado um pequeno movimento e fotografado.
Depois, as imagens são montadas numa sequência de modo a dar a ideia de movimento. No caso das animações, após este processo, entram as falas e efeitos sonoros. E assim um stop motion é feito.

Continua após a publicidade

E você? Gosta de assistir filmes de stop motion? Comente quais filmes que utilizam esta técnica você mais gostou de assistir.