5 melhores filmes sobre a Primeira Guerra Mundial
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |

Hollywood parece ter redescoberto a Primeira Guerra Mundial. Um dos maiores e mais sangrentos conflitos da história da humanidade sempre foi pouco explorado pelo cinema, que nunca escondeu sua preferência pelos roteiros envolvendo a Segunda Guerra. Basta ver a quantidade de filmes que abordam cada um desses eventos.
E são várias as razões que justificam essa diferença. Primeiro que o contexto é bem mais complexo, envolvendo países que deixaram de existir e com razões muito mais geopolíticas do que a luta de bem contra o mal retratada na Segunda Guerra. Além disso, o fato de boa parte das batalhas se passar em trincheiras torna tudo menos cinematográfico.
Ainda assim, esse é um pedaço da História que ainda rende grandes roteiros — e é isso que faz com que a indústria volte sua atenção mais uma vez para a Grande Guerra. Prova disso é a recente estreia de Nada de Novo no Front, nova adaptação de um dos livros mais clássicos sobre o período.
E ele não é o único. Nos últimos anos, vimos outros lançamentos com essa temática mostrando como é possível retratar o conflito de diferentes formas, seja sob uma perspectiva mais histórica ou mesmo usando como pano de fundo para uma ficção fantasiosa. Por isso, o Canaltech listou os 5 melhores filmes sobre a Primeira Guerra Mundial para você assistir.
5. A Última Jornada
Protagonizado por Asa Butterfield e Paul Bettany, A Última Jornada é um belo exemplo de como a Primeira Guerra Mundial foi um conflito terrivelmente duro para quem estava no fronte de batalha. Não apenas por todo mundo estar com a vida em risco e podendo ser morto a qualquer momento, mas porque o dia a dia dentro das trincheiras era duro em todos os sentidos.
Com um ambiente imundo que misturava lama, sangue e todo tipo de sujeira, os soldados se viam obrigados a lidar com a tensão de não saber o que esperar das investidas inimigas. E é isso que o longa retrata muito bem.
Na trama, um jovem tenente é enviado para a linha de frente para lutar ao lado de um amigo de infância. O problema é que, ao chegar lá, descobre que a realidade de uma guerra é bem diferente daquela que ele imaginou e isso passa a afetá-lo de forma bem drástica.
O grande mérito de A Última Jornada é replicar muito bem a dura realidade dentro dessas trincheiras, a apreensão diante do avanço inimigo e a impossibilidade de fazer qualquer coisa além de esperar. O problema é que essa mesma razão faz com que ele seja também um filme muito lento, o que pode desagradar quem espera algo com um pouco mais de ação.
A Última Jornada está disponível no Prime Video, Telecine e Pluto TV.
4. Mulher-Maravilha
Você não leu errado: Mulher-Maravilha é mesmo um filme de Primeira Guerra Mundial. Ok, não é um documentário e nem aquele filme que o professor vai passar na aula de História para explicar o período, mas é um bom exemplo de como é possível criar boas fantasias em torno de eventos históricos e até usar alguns elementos reais como base.
Além da já citada dura realidade nas trincheiras, o filme da princesa amazona que salva o mundo lutando contra o Deus da Guerra ainda usa detalhes verídicos para criar sua tensão, como o Armistício de Compiègne, o acordo de não-agressão firmado entre os Aliados e o Império Alemão que encaminhou o conflito para o seu fim.
Pode não ser o longa que vai explicar e fazer o pessoal entender a guerra, mas é um bom ponto de partida para apresentar principalmente as diferenças com a Segunda Guerra.
Mulher-Maravilha está disponível na HBO Max.
3. Cavalo de Guerra
A Primeira Guerra Mundial é um capítulo bastante particular da História porque ela pega um período de transição do século 19 para o 20, o que faz com que o conflito seja marcado pelo uso de aviões e metralhadoras ao mesmo tempo em que parte das tropas lutava a cavalo e machadinho.
E Cavalo de Guerra ilustra muito bem esse contraste. O filme aposta naquele drama que afeta até os mais durões: o perrengue com animal. Isso tudo porque a trama gira em torno de um homem que vê seu cavalo ser confiscado pelo governo e levado para o campo de batalha. Assim, seu antigo dono se alista para tentar reencontrar o amigo equino.
A partir daí, os dois passam pelo inferno na terra na tentativa de se estarem juntos mais uma vez. O problema é que uma guerra dessa proporção não tende a ser muito romântica com histórias bonitinhas assim. Portanto, prepare-se para chorar muito.
2. Lawrence da Arábia
Um dos grandes clássicos do cinema também se passa em plena Primeira Guerra Mundial. Lawrence da Arábia é uma história real baseada nos registros deixados pelo próprio T. E. Lawrence em sua viagem ao deserto da Arábia para lutar contra o Império Turco-Otomano. Para isso, teve que forjar uma grande aliança entre tribos e facções que viviam na região para combater esse inimigo em comum.
Isso tudo já mostra como esse é um filme importante para trazer esse olhar diferenciado para a Grande Guerra. Estamos acostumados a ver as histórias desse período sempre centradas na Europa, mas a saga de Lawrence mostra como o conflito realmente foi global e travado de formas bem distintas em cada canto do mundo.
Além disso, Lawrence da Arábia conta ainda com um elenco de peso. Além de Peter O'Toole no papel principal, ele ainda tem Omar Sharif (Doutor Jivago e Mar de Fogo) e Alec Guinness, o nosso eterno Obi-Wan Kenobi.
Lawrence da Arábia está disponível para compra e locação no Google Play, Amazon e iTunes.
1. 1917
Embora a Primeira Guerra Mundial nunca tenha sumido do cinema, foi o sucesso de 1917 que trouxe o conflito de volta aos holofotes de Hollywood e mostrou que ainda há muitas histórias para serem contadas sobre o período. E tudo isso graças ao ótimo roteiro e à direção espetacular de Sam Mendes.
O longa é inteiramente montado em plano-sequência, ou seja, sem cortes. Isso dá a sensação de que a câmera acompanha os personagens sem interrupção, o que dá uma dimensão muito maior do que é estar afundado nas trincheiras ou como era desviar de bomba e bala na Terra de Ninguém, a área entre cada fortificação inimiga.
Além disso, 1917 é inspirado nas cartas que o próprio avô de Mendes deixou. Isso dá um tom muito mais crível àquela trama centrada em dois soldados que precisam cruzar o território adversário para levar uma mensagem a uma tropa que está prestes a cair em uma armadilha.
1917 está disponível na Netflix e para compra e locação no Google Play, Amazon e iTunes.