Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 5 melhores filmes e séries para entender quem foi O. J. Simpson

Por| Editado por Durval Ramos | 11 de Abril de 2024 às 17h57

Link copiado!

Reprodução/ESPN
Reprodução/ESPN

O.J. Simpson, uma das figuras mais polêmicas dos anos 1990, faleceu nos Estados Unidos no dia 11 de abril. De acordo com a família do ex-jogador de futebol americano e ator, ele morreu em decorrência de um câncer ao 77 anos de idade.

O.J. Simpson foi considerado por vários anos como um dos melhores jogadores da NFL, se tornando comentarista esportivo e, eventualmente, ator de Hollywood, participando de comédias, como no clássico Corra que a Polícia Vem Aí. Porém, todas as suas conquistas e fama ficaram em segundo plano após o julgamento em que ele foi acusado de ter assassinado sua ex-esposa Nicole Brown Simpson e seu amigo, Ron Goldman — um dos casos mais famosos dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Quem foi O.J. Simpson?

O.J. Simpson alcançou a fama jogando futebol americano, principalmente pela sua participação tem times com o Bufallo Bills e o San Francisco 49ers. Após sua aposentadoria dos campos, Simpson passou a se dedicar às tarefas de comentarista esportista e ao cinema e TV, aparecendo em filmes como a já citada comédia de Leslie Nielsen. Acima de tudo, era uma pessoa extramamente midiatizada.

Porém, em 1994, ele foi acusado de ter assassinado sua ex-mulher e um amigo. Protagonizando uma das cenas de fuga mais icônicas da TV americana, Simpson dirigiu seu Ford Bronco branco pela rodovia de Los Angeles, com carros de polícia e helicópteros o acompanhando de perto.

Depois de um polêmico julgamento, que devido às discussões que se prenderam a ele, relacionadas a questões de justiça, classe e de raça, acabou sendo chamado de “Julgamento do Século”, Simpson foi considerado inocente pelo juri.

Essa história acabou chamando a atenção de Hollywood e do próprio público, que buscava entender melhor o que aconteceu, rendendo séries, documentários e filmes. Confira algumas das produções baseadas no famigerado Caso O.J. Simpson.

5. O Assassinato de Nicole Brown Simpson

Continua após a publicidade

O Assassinato de Nicole Brown Simpson é uma produção de 2019 que tenta contar, de maneira completamente ficcional, os últimos dias de vida da ex-mulher de O.J. Simpson e a possibilidade de ela ter sido morta por outra pessoa em vez do jogador.

A ideia por trás do filme surgiu de um documentário de 2012 sobre o serial killer Glen Edward Rogers, que afirmava ter sido o responsável pelas mortes de Nicole Brown Simpson e Ron Goldman, sem apresentar nenhum tipo de prova para isso.

Justamente por esse lado mais ficcional e até controverso de sua abordagem, o filme não carrega essa pretensão de explicar o caso em si. Ao mesmo tempo, é uma ótima produção para entender como o assassinato de Nicole Brown Simpson foi alvo de discussão e especulações — o que, consequentemente, levanta muita discussão sobre o envolvimento ou não de O.J.Simpson. 

O Assassinato de Nicole Brown Simpson é estrelado por Mena Suvari (American Pie) e está disponível no Globoplay, e para locação e compra na Apple TV e Google Play Store.

Continua após a publicidade

4. O.J. Simpson: Skin Deep

O.J. Simpson: Skin Deep é um documentário que mostra o impacto do julgamento do ex-jogador na sociedade americana, apresentando a ideia de como o caso tornou mais sensíveis e necessárias as conversas sobre raça, discriminação e o trabalho da polícia nos Estados Unidos.

É uma produção bem interessante justamente por não se centrar apenas no caso em si, mas destacar o porquê de ele ter sido tão emblemático até hoje. Todas as discussões que o documentário apresenta refletem bem as questões em ebulição na sociedade americana da época e como elas eclodiram em torno da figura do ex-jogador e na própria maneira como a mídia cobriu o assunto.

Continua após a publicidade

O.J. Simpson: Skin Deep está disponível para assistir no Tubi, e para locação na Apple TV.

3. Caso O.J. Simpson: Arquivos Exclusivos

Produzido pelo canal ID, da Discovery, o documentário Caso O.J. Simpson: Arquivos Exclusivos é dividido em duas partes e mostra os bastidores do julgamento de O.J. Simpson. Apresentando imagens inéditas até a sua exibição, com depoimentos da irmã da vítima, amigos, advogados, agentes da justiça e jornalistas que cobriram o circo que se tornou a investigação.

Continua após a publicidade

Por isso mesmo, é uma das produções mais completas para quem quer conhecer o caso de perto. A produção se debruça em todos os lados da questão, mostrando tanto as alegações da defesa como as acusações da promotoria — assim como todas as discussões que surgiam na cobertura do caso.

Caso OJ Simpson: Arquivos Exclusivos está disponível no Discovery+ e na Max.

2. The People v. O. J. Simpson: American Crime Story

Continua após a publicidade

American Crime Story é uma série antológica em que cada temporada cobre um crime notório, sendo que, logo em sua primeira temporada, abordou o caso de O.J. Simpson. O seriado recebeu vários prêmios por isso, incluindo oito Emmys, dois Globos de Ouro e quatro Critics Choice Awards.

The People v. O. J. Simpson: American Crime Story também tem um elenco impressionante, com nomes como Sterling K. Brown (This is Us), Cuba Gooding Jr. (Jerry Maguire: A Grande Virada), Sarah Paulson (Bird Box), John Travolta (Pulp Fiction: Tempos de Violência), David Schwimmer (Friends) e Courtney B. Vance (Lovecraft Country).

Por ser uma adaptação do caso real, há uma preocupação maior com o roteiro e o ritmo da narrativa. Embora a produção se preocupe bastante em se manter fiel aos fatos, o modo como a trama é construída dá à história toda um dinamismo maior que aproxima a obra mais de um true crime do que do rigor documental.

Continua após a publicidade

The People v. O.J. Simpson: American Crime Story está disponível na Star+.

1. O.J.: Made in America

O.J.: Made in America é um documentário produzido pela ESPN Films para a série 30 for 30, contando a história do jogador e o caso envolvendo o assassinato de sua ex-esposa. O filme vai fundo na investigação para contar todos os detalhes sobre o julgamento, se mostrando uma análise profunda sobre o culto à celebridades, o papel da mídia, racismo e o sistema de justiça criminal.

Continua após a publicidade

O filme foi indicado e ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 2017, se tornando a produção mais longa a ganhar um Oscar, tendo 7 horas e 47 minutos de duração. O.J.: Made in America está disponível, dividido em cinco episódios, no Star+.