Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 melhores filmes coreanos

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Abril de 2023 às 19h30

Link copiado!

Show East, CJ Entertainment, Next Entertaiment World
Show East, CJ Entertainment, Next Entertaiment World

A Coreia do Sul já invadiu a cultura pop ocidental há algum tempo. E além dos grupos de k-pop e dos dramas que tomaram conta dos streamings e das maratonas do público, o cinema vindo do país asiático vem ganhando cada vez mais espaço por aqui.

Estreias que antes eram casos isoladas e voltadas para um nicho muito específico de cinéfilos estão se tornando as apostas das distribuidoras, principalmente com o pessoal se abrindo mais e mais para esse tipo de produção. A vitória de Parasita no Oscar 2020 apenas reforçou essa tendência que já parecia inevitável.

E quem ganha é justamente o público, que passou a ter acesso e o interesse por filmes que, em um passado não tão distante, não eram nem falados por aqui. Assim, se você quer começar a se aventurar pelo cinema coreano, o Canaltech selecionou 10 dos melhores filmes da Coreia do Sul que você precisa assistir.

Continua após a publicidade

10. O Hospedeiro

Antes de se tornar o grande ganhador do Oscar por Parasita, o diretor Bong Joon-ho já vinha chamando a atenção do mundo com suas produções — e O Hospedeiro é uma delas. O filme de 2006 foi um dos primeiros a quebrar a barreira do idioma e a chegar ao Ocidente fazendo certo barulho, o que só reforça o quanto ele é bom.

E tudo isso em torno do surgimento de uma estranha criatura no meio de Seul e passa a atacar a população. Contudo, quando uma jovem garota é levada pelo monstro, três irmãos precisam encontrar uma forma de resgatá-la, mesmo que isso signifique ter que lutar contra os próprios medos e o próprio exército.

Continua após a publicidade

9. Fuga da Meia-Noite

Fuga de Meia-Noite traz um cenário bastante desesperador ao mostrar a história de uma jovem surda que, após testemunhar um serial killer em ação, passa a ser caçada pelo criminoso.

E o filme constrói muito bem essa tensão ao usar a condição da personagem para criar esse clima angustiante em que você não consegue saber se o bandido está próximo ou não. Assim, tem início uma terrível brincadeira de gato e rato envolvendo não só a jovem, mas toda a sua família.

Continua após a publicidade

8. Decisão de Partir

Outro sucesso coreano bem recente é Decisão de Partir, que apresenta um excelente suspense policial misturado com elementos de drama e até de romance. Parece uma combinação improvável, mas que funciona bem ao construir o mistério em torno da morte de um homem após cair do alto de uma montanha.

Como a viúva parece não demonstrar nenhuma emoção pela perda, a polícia passa a considerá-la a principal suspeita do crime. Só que essa investigação pode ser afetada a partir do momento em que o detetive responsável por apurar os fatos começa a se envolver com a mulher e coloca tudo a perder.

Continua após a publicidade

7. Em Chamas

Com Steven Yeun (The Walking Dead) no elenco, Em Chamas é um daqueles suspenses desesperadores que deixam claro desde o início que algo muito ruim vai acontecer e o filme inteiro se torna uma corrida contra o tempo em direção a essa desgraça que se aproxima.

E tudo isso a partir do relacionamento de um casal de amigos que se estremece com a chegada de um terceiro elemento. Depois de uma viagem à África do Sul, a garota retorna à Coreia acompanhada de um enigmático homem que, aos poucos, vai revelando sua verdadeira face e seus gostos sádicos por um tipo de jogo bastante peculiar e perigoso.

Continua após a publicidade

6. Duas Irmãs

Mais um terror sul-coreano que reúne alguns dos elementos mais assustadores do gênero. Duas Irmãs acompanha essas duas jovens que acabaram de retornar de um hospital psiquiátrico e vão se deparar com uma nova realidade nada saudável.

Além de terem de lidar com uma madrasta que não está nada contente com o seu retorno, um espírito ronda a casa e a afetá-las profundamente.

Continua após a publicidade

5. O Lamento

Em O Lamento, um pequeno vilarejo coreano tem a sua paz ameaçada quando uma série de mortes violentas começam a acontecer a partir de uma misteriosa doença. Em comum, esses casos têm apenas o surgimento de um estranho viajante japonês ao local.

E as coisas complicam quando o policial designado para investigar o caso acaba levando esse mal para casa e transformando sua filha em mais uma vítima desse mal invisível. Assim, ele precisa encontrar esse visitante desconhecido para tentar salvá-la.

Continua após a publicidade

4. A Vilã

Falamos muito de terror e suspense nessa lista, mas a Coreia do Sul também tem alguns grandes títulos de ação, como é o caso de A Vilã. O longa segue um caminho que lembra bastante o clássico Nikita, trazendo uma jovem que foi treinada a vida toda para se tornar uma assassina implacável.

E é ao retornar à Coreia que ela embarca em sua maior missão: vingar a morte do seu pai. No processo, ela se envolve com dois homens que vão deixá-la mais perto de seus objetivos, ao mesmo tempo em que descobre alguns segredos do passado.

Continua após a publicidade

3. Invasão Zumbi

Um dos maiores sucessos recentes do cinema coreano, Invasão Zumbi foi um marco tanto por levar muita gente para conferir uma história fora do circuito de Hollywood como por dar um novo olhar para histórias de zumbis.

Apesar do nome genérico com o qual foi lançado por aqui, ele traz um clima bastante angustiante ao mostrar o país sendo dominado por mortos-vivos que são realmente ameaçadores. Assim, acompanhamos um pai que tenta sobreviver e proteger a filha enquanto embarcam em um trem com destino à única cidade que não foi atingida pelo vírus.

Continua após a publicidade

2. Oldboy

Um dos grandes clássicos do cinema sul-coreano, Oldboy é uma das obras-primas do diretor Chan-wook Park seja pelo alto nível de ação e violência quanto pelo fato de ele trazer uma trama imprevisível e um tanto quanto perturbadora.

Tudo isso em torno de um homem que é sequestrado e mantido em cativeiro durante 15 longos anos, tendo apenas a memória de sua filha como motivo para viver. Um dia, sem maiores explicações, ele é libertado com uma única pista que o leva em direção ao responsável pelo seu cárcere. Assim, ele parte em busca de vingança ao mesmo tempo em que começa a se envolver com uma jovem que o ajuda e que vai mudar sua vida para sempre — mas não do jeito que você espera.

Continua após a publicidade

1. Parasita

Falamos aqui diversas vezes sobre o quanto Parasita é um marco na história do cinema mundial. Não só porque foi o grande ganhador do Oscar de Melhor Filme de 2020, mas por ter quebrado todas as barreiras e ter se tornado um fenômeno global, coroando o excelente momento da indústria cultural sul-coreana.

E ele faz isso muito bem ao expor as desigualdades sociais existentes no país de uma forma bastante peculiar. Assim, acompanhamos a vida de uma família que luta contra a miséria que elabora diversos planos para se infiltrar na casa de uma família de ricaços, aproveitando-se do luxo que eles têm. No entanto, o longa nos pega de surpresa quando mostra que, na verdade, os parasitas são os outros.