Publicidade

10 filmes sobre automobilismo que todo fã precisa assistir

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Fevereiro de 2024 às 10h00

Link copiado!

Reprodução/Canaltech
Reprodução/Canaltech

O mito das pistas e as histórias dos heróis do automobilismo são temas comuns do cinema e TV. Afinal de contas, que meio se aproveita mais de tramas envolvendo glória, fracasso e a superação de limites? Prova disso é a presença constante de biografias de pilotos, histórias de marcas e, principalmente, a aparição de categorias reais, como a Fórmula 1 e a NASCAR, em diferentes produções do meio.

Afinal de contas, nas pistas reais, se desenham histórias de vitória e derrota, superação e fracasso e, porque não, heróis e vilões. Entre roteiros totalmente ficcionais e histórias baseadas na realidade, entram em cena também os documentários, focados em grandes nomes e eternizando a memória e a carreira de grandes atletas do mundo do automobilismo.

Se você é um fã do ronco do motor e também de boas histórias, certamente já deve ter buscado uma ou outra produção que una essas duas paixões. E a boa notícia é que Hollywood sabe aproveitar muito bem a adrenalina e a emoção de uma boa corrida para criar histórias incríveis e repletas de muita velocidade.

Continua após a publicidade

10. Rush: No Limite da Emoção

Talvez o filme mais famoso quando o assunto é automobilismo, Rush: No Limite da Emoção reúne um elenco de estrelas conhecidas pela presença no Universo Cinematográfico da Marvel, o que, por si só, já atrai muitos olhares. Chris Hemsworth (Thor: Amor e Trovão) e Daniel Brühl (Falcão e o Soldado Invernal) reproduzem nas telas uma das maiores rivalidades do mundo da Fórmula 1, entre os pilotos James Hunt e Niki Lauda.

Pode-se dizer, também, que esse é o conflito entre duas abordagens bem diferentes, em um teatro de velocidade que estava mudando. De um lado está James Hunt, que representa o estereótipo do piloto bonitão e extremamente habilidoso, que vê o carro como uma extensão de si tanto nas pistas quanto na vida pessoal; do outro, Niki Lauda, absolutamente técnico e arrojado, sempre em busca de um segundo a mais no tempo de volta e da vitória absoluta.

Continua após a publicidade

A rivalidade entre os dois se desenrola na temporada de 1976 da Fórmula 1 e culmina em um dos momentos mais impressionantes da história do esporte, quando Lauda sofre um grave acidente e tem o rosto e parte do corpo queimados. No hospital, ele chega a receber a extrema-unção, mas contraria as ordens médicas e volta a correr apenas semanas depois da batida, em uma tentativa de obter o título e frear o avanço de Hunt.

Rush: No Limite da Emoção está no NOW e foi dirigido por Ron Howard (Han Solo: Uma História Star Wars). O longa também tem Olivia Wilde (Não Se Preocupe, Querida) e Natalie Dormer (Game of Thrones) no elenco.

9. Senna

Continua após a publicidade

Também bastante conhecido e cultuado, o documentário dirigido por Asif Kapadia (Amy) foi lançado em 2010 como um documento da vida e da carreira do maior piloto brasileiro de todos os tempos. Influência presente até hoje, inclusive no capacete do inglês Lewis Hamilton, Senna cobre tudo, desde as origens do piloto no kart até o trágico acidente que tirou sua vida em 1994.

Nem tudo foi vitória, claro, com Senna também mostrando os atritos entre o brasileiro e a diretoria da Fórmula 1, bem como sua rivalidade com o francês Alain Prost. Entre as controvérsias que tomaram conta das temporadas do esporte entre o final dos anos 1980 e o começo de 1990, também estão os grandes feitos, como as vitórias épicas em Monaco e São Paulo, assim como o domínio tecnológico da equipe McLaren nesse período.

Senna, de 2010, está disponível para aluguel na Amazon Prime Video, Google Play, Apple TV e Claro Vídeo.

Continua após a publicidade

8. Schumacher

Já que estamos falando de grandes pilotos, é hora de citar outro que figura facilmente entre os maiores de todos os tempos. Michael Schumacher ainda era jovem quando correu ao lado de Ayrton Senna em suas primeiras temporadas na Fórmula 1 e viria a se tornar um dos maiores campeões e recordistas da categoria, uma jornada que foi retratada em documentário exclusivo da Netflix.

Continua após a publicidade

Schumacher usa imagens de arquivo e entrevistas com familiares e amigos para mostrar os anos de domínio do piloto e da Ferrari no circo da Fórmula 1. O foco está mais nas pistas e menos nas controvérsias e estilo pessoal do piloto alemão, com um recorte que também inclui sua aposentadoria e eventual retorno às pistas, pela Mercedes, até o acidente que o deixou com sequelas graves.

7. Ford Vs. Ferrari

Voltando às rivalidades, vamos falar de um longa que chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Filme em 2020. Christian Bale (Batman: O Cavaleiro das Trevas) e Matt Damon (Perdido em Marte) encabeçam um elenco dirigido por James Mangold (Logan) para contar uma história de desafio à hegemonia e superação.

Continua após a publicidade

Carroll Shelby e Ken Miles, respectivamente engenheiro e piloto, têm a ambição de vencer as 24 Horas de Le Mans, até hoje uma das corridas mais prestigiadas do cenário automobilístico internacional. O desafio, porém, é superar o domínio da Ferrari, em uma briga em que não apenas o troféu estava em jogo, mas também o patriotismo estadunidense e a ambição de Henry Ford II de firmar seu nome no mundo dos motores.

Ford Vs. Ferrari está disponível no Star+.

6. Ferrari: Rumo à Imortalidade

Continua após a publicidade

Como um filme estadunidense, Ford Vs. Ferrari é mais focado na montadora do país. Quem quiser conferir um pouco do outro lado dessa história e, principalmente, como a montadora italiana se tornou sinônimo de automobilismo em todo o mundo, pode assistir ao documentário de 2017 dirigido por Daryl Goodrich (Any Other Day).

A busca pela hegemonia, aqui, começa nos anos 1950, também conhecida como a década da morte na Fórmula 1. Enquanto os carros buscavam a performance máxima e os pilotos arriscavam a vida diante dos volantes, Enzo Ferrari levava adiante sua filosofia de vitória a todo custo e contava com sua dupla de pilotos, Peter Collins e Mike Hawthorn, para vencer ou morrer.

Ferrari: Rumo à Imortalidade não está disponível em serviços de streaming no Brasil, mas pode ser alugado ou adquirido na Amazon Prime Video, Apple TV e Claro Vídeo.

5. Williams

Continua após a publicidade

Já que estamos falando de equipes e momentos clássicos da Fórmula 1, Williams não poderia deixar de fora. A equipe Williams é uma das mais antigas e reconhecidas do cenário, estando na categoria até os dias de hoje. Por trás dela também está uma família, que dirige os negócios e se torna a faceta pública da escuderia, que viria a acumular nove títulos de construtores e faria a carreira de pilotos.

Frank Williams é o centro da construção de um império que não foi freado nem mesmo quando ele sofreu um grave acidente. Enquanto a família o apoiava em sua recuperação, o futuro da equipe também estava na balança, criando um legado que permanece até hoje, mesmo com a venda da equipe para um grupo de investimento dos Estados Unidos.

O documentário Williams, de Morgan Matthews (X+Y), não está disponível em streaming no Brasil.

Continua após a publicidade

4. Ferrari

A história por trás dos carros vermelhos, que se tornaram ícones da velocidade e do luxo no automobilismo, assumem tons diferentes do esperado no filme de Michael Mann (Tokyo Vice). Em vez de focar no mito, o diretor prefere abordar um dos momentos iniciais da marca e, também, um de seus mais tensos, com Enzo Ferrari (Adam Driver) ainda lutando para se firmar no mercado de carros enquanto lida com problemas familiares e a recente perda do filho, Dino.

Ferrari segue o enredo clássico de muitos filmes do gênero, com todas as apostas se resumindo a um único momento — neste caso, a clássica e perigosa Mille Miglia. A rivalidade nas pistas com a Maseratti, porém, não parece mais pesada do que os conflitos familiares, envolvendo principalmente a esposa Laura (Penelope Cruz), com quem Enzo tem uma das relações mais contrastantes do longa.

Continua após a publicidade

Ferrari chega ao Brasil no dia 22 de fevereiro de 2024. Atenção, ainda, para a presença do brasileiro Gabriel Leone (Eduardo e Mônica), que interpreta o piloto Alfonso de Portago e será, em breve, Ayrton Senna em uma série da Netflix.

3. Carros

Sem brincadeiras ou memes aqui, pois esta animação da Disney é uma das maiores cartas de amor ao automobilismo já feitas no cinema. A franquia lançada em 2016 passeia por diferentes categorias, histórias, veículos e pistas. O foco é Relâmpago McQueen, disposto a mostrar sua habilidade e vencer a Copa Pistão diante de rivais trapaceiros e veículos tradicionalistas que não vão com a cara dos novatos.

Ao longo de duas sequências, lançadas em 2011 e 2017, mais e mais elementos foram sendo adicionados para tornar a aventura ainda mais interessante e conectada ao mundo do automobilismo. Prova disso é que, além de um elenco de dubladores que, no original em inglês, tem Owen Wilson (Loki), Paul Newman (A Cor do Dinheiro) e Bonnie Hunt (Destinos Cruzados), os filmes também contam com participações especiais de pilotos como Dale Earnhardt Jr., Mario Andretti e Michael Schumacher.

A trilogia Carros, assim como diferentes especiais com os personagens, estão disponíveis no Disney+.

2. Grand Prix

Talvez Grand Prix seja o filme mais clássico desta lista. Mas não porque venceu três Oscars (incluindo o de Melhor Edição/Montagem), mas por ter sido construído a partir de um roteiro essencialmente dramático (escrito por Robert Alan Aurthur) sem cair em armadilhas. E ainda tem a participação do já citado gentlemen driver, Steve McQueen.

Afora de ser um marco com a montagem dinâmica do trio Henry Berman, Stu Linder e Frank Santillo, Grand Prix conta com a participação de pilotos reais da Fórmula 1, como os multicampeões Juan Manuel Fangio, Jack Brabham, Graham Hill e Jim Clark, além de Bruce McLaren. Tudo para contar a saga de quatro atletas da modalidade, suas angústias, motivações e o perigo do esporte na década de 1960.

Grand Prix não está disponível em streaming, mas pode ser alugado na Apple TV ou Amazon Prime Video.

1. Dias de Trovão

Este talvez seja um dos filmes mais clássicos do mundo da velocidade. Tom Cruise (Missão: Impossível) estrela o longa lançado por Tony Scott (Inimigo do Estado) em 1990 sobre um piloto arrojado e altamente competitivo que tem como objetivo vencer as 500 Milhas de Indianapólis, uma das provas mais prestigiadas do automobilismo.

Cole Trickle busca os melhores engenheiros e projetistas, enquanto o longa foca nas categorias mais famosas, à época, para os americanos: a NASCAR e a IndyCar. No caminho estão conflitos, amores e acidentes gravíssimos que colocam tudo a perder, bem como uma rivalidade intensa que leva o personagem principal ao ápice de sua performance.

Dias de Trovão também tem Nicole Kidman (Moulin Rouge) e Michael Rooker (Guardiões da Galáxia) no elenco. O filme está disponível para alugar na Apple TV e Amazon Prime Video.

*Em colaboração com Sihan Felix.