Publicidade

Jogos Mortais X vai ter continuação?

Por  • Editado por Durval Ramos | 

Compartilhe:
Lionsgate
Lionsgate

Com o ator Tobin Bell novamente no papel de John Kramer, Jogos Mortais X estreou nos cinemas brasileiros em setembro e trouxe frescor à franquia que há tempos já estava morna e desinteressante. O filme é uma prequência que se situa entre o primeiro e o segundo longa da saga, e despertou no público a seguinte questão: ainda é possível criar novos longas e continuar essa história de vingança?

A verdade é que o décimo capítulo foi uma ótima forma de complementar a história, mostrando o vilão apostando todo seu dinheiro em um tratamento alternativo para o câncer no cérebro e descobrindo posteriormente que tudo não passava de uma fraude. Cheio de ódio, ele prepara novos jogos a fim de se vingar daqueles que o enganaram.

Atenção! Esse artigo tem spoiler de Jogos Mortais X

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Com uma trama atrativa, o filme mostrou que é possível criar histórias que complementam as já apresentadas e ainda deixou algumas pontas soltas que podem ser exploradas em novos filmes. Uma delas é o fato de Diego, o motorista de Cecília e um dos integrantes do bando, ter sobrevivido a um dos jogos de Kramer.

Quando foi libertado, ele ajudou o vilão com algumas informações importantes e também não avisou à polícia sobre o acontecido, o que indica que ele pode ter entendido o jogo como um karma e ingressar no bando de Kramer, Amanda e Hoffman, reproduzindo as brincadeiras mortais no México, país onde mora.

O retorno de Jigsaw

Para muitos fãs da saga, John morreu cedo demais e os outros vilões não conseguiram manter o nível de carisma. Por isso, a aparição dele emJogos Mortais X foi deleite para os mais nostálgicos, e pode continuar acontecendo com Kramer passando seus ensinamentos para outros pupilos assim como vez com Amanda.

Isso poderia fazer com que outros filmes mantivessem essa ideia de prequel, trabalhando essa ideia de Jigsaw enquanto um mentor passando seus ensinamentos para seus pupilos e desenvolvendo histórias que se passam entre os longas anteriores e mostrando um outro lado do que a gente já viu.

Continua após a publicidade

O viés social do filme

Jogos Mortais X se debruçou sobre um tema importante da sociedade: os tratamentos fraudulentos que são vendidos como milagrosos. Desse modo, ver o vilão se vingando daqueles que abusam da boa fé de pacientes desesperados foi até um alívio.

Um possível caminho para a franquia seria continuar abordando questões políticas, econômicas e sociais como foco das vinganças. Isso permitiria que Kramer treinasse vários aprendizes e que expandisse os jogos de horror por todo o mundo.

Continua após a publicidade

O jogo de Henry

Na cena pós-crédito de Jogos Mortais X, Kramer e o detetive Hoffman (que foi seu pupilo e o vilão dos filmes 5 e 6) aparecem no banheiro do primeiro longa torturando Henry — a primeira pessoa que enganou John falando do tratamento alternativo. O final não mostra se ele sobreviveu ou não, deixando um arco em aberto que pode ser trabalhados em futuros filmes.

Jogos Mortais X e o renascimento da franquia

Continua após a publicidade

Desde que foi lançado, Jogos Mortais X tem conquistado o público e a crítica especializada. No Rotten Tomatoes ele cravou 85% de aprovação dos especialistas e 91% da audiência, um resultado que prova como o filme resgatou a franquia trazendo uma história interessante e bem desenvolvida. Resta saber se os novos filmes (caso surjam) serão tão bons quanto esse.