Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

3 filmes para conhecer Kleber Mendonça Filho

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Setembro de 2023 às 13h05

Link copiado!

Globo Filmes, CinemaScópio Produções
Globo Filmes, CinemaScópio Produções

Conhecido por filmes aclamados como Bacurau e Aquarius, Kleber Mendonça Filho se tornou um dos principais nomes do cinema nacional e, apesar de ser formado em jornalismo, foi por meio da Sétima Arte que conseguiu mostrar ao mundo seu talento.

Suas obras, quase todas ambientadas em Recife, cidade onde nasceu, têm uma narrativa ácida e crítica que refletem a hipocrisia da sociedade brasileira de forma sutil e delicada. Talvez por isso, a maioria dos seus longas-metragens tenham feito tanto sucesso com a crítica brasileira e internacional.

Para conhecer a carreira do diretor é importante ir além dos filmes comerciais e ficar de olho em obras como Retratos Fantasmas, um documentário lançado em 2023 que conta a história do centro da cidade por meio das salas de cinema que movimentavam a população local. O longa foi indicado pelo Brasil para representar o país no Oscar de 2024.

Continua após a publicidade

Além dele, há ainda curtas como Recife Frio, Eletrodoméstica e A Menina do Algodão. Mas, se você ainda não assistiu nada do diretor, não tem problema. Separamos os três filmes mais famosos de sua carreira para que você possa conhecê-lo. Confira!

3. O Som Ao Redor

Marcando a estreia de Kleber na direção de longas-metragens, O Som Ao Redor foi lançado em 2013 e, sem muita pretensão, conquistou público e a crítica. No Rotten Tomatoes ele cravou 93% de aprovação dos especialistas e 75% dos espectadores comuns, se firmando como um dos sucessos da carreira do cineasta.

Continua após a publicidade

A trama é ambientada na zona sul de Recife e conta a história dos moradores da região que vivem cercados por uma milícia. Enquanto uns comemoram a proteção, outros se sentem inseguros e reféns do grupo armado. Concomitante a isso, Bia (Maeve Jinkings) tenta lidar com a vida de mãe cansada e com o latido constante do cachorro de seu vizinho.

Recheado de críticas sociais e metáforas, O Som Ao Redor faz um retrato ácido da vida ordinária do brasileiro. Quem quiser assisti-lo, o encontra na Netflix e na Apple TV+.

2. Aquarius

Continua após a publicidade

Protagonizado por Sônia Braga, Aquarius foi lançado em 2016 e chegou aos cinemas contando a história de Clara, uma jornalista aposentada de 65 anos que vive em um apartamento localizado na Avenida Boa Viagem, em Recife.

Acontece que, por viver em um local muito bem localizado, ela se torna vítima da especulação imobiliária e vira alvo de uma construtora que faz de tudo para que ela mude de ideia e aceite vender o imóvel.

Abordando o conflito entre o velho e o novo e os limites éticos que o capitalismo ultrapassa, Aquarius também foi bem recebido pela audiência. Ele foi um dos vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2017 e ainda foi aclamado no Festival de Cannes.

Quem quiser dar uma chance ao filme, o encontra na Netflix, Globoplay, Apple TV+ e Google Play.

Continua após a publicidade

1. Bacurau

Não dá para negar que Kleber Mendonça Filho tem uma predileção por alguns atores. Assim, como Aquarius e o Som Ao Redor trazem Maeve Jinkings e Irandhir Santos, em Bacurauo diretor repete a parceria com Sonia Braga.

O longa, que ainda traz Silvero Pereira, Thomas Aquino e Karine Teles, conta a história de um povoado esquecido no sertão brasileiro e que não consta mais no mapa. Além disso, algo estranho começa a acontecer: drones passeiam pelos céus e estrangeiros chegam à cidade.

Continua após a publicidade

A situação piora quando carros são alvejados e cadáveres surgem repentinamente. Espantados, parte dos moradores se une para tentar entender e resolver a situação do seu jeito: na base do tiro!

Recheado de açõeão e, claro, críticas sociais, Bacurau caiu no gosto do público e da crítica, vencendo nada menos que seis categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. É uma alegoria bastante contudente sobre a resistência sertaneja que não se dobra às intempéries do ambiente e muito menos à vontade de quem vem de fora, seja brasileiro ou estrangeiro. Quem quiser assistir ao longa, já pode dar o play na Apple TV+, Globoplay e Google Play.