Publicidade

5 filmes de ficção científica que acertaram ao prever tecnologias reais

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Universal Pictures, Warner Bros. Pictures e MGM
Divulgação/Universal Pictures, Warner Bros. Pictures e MGM

Nada melhor do que olhar para a ficção científica para entender o futuro. Um dos gêneros mais imaginativos da ficção, o formato aposta em histórias que extrapolam a realidade para refletir sobre o que nos aguarda daqui a anos, décadas e séculos, explorando conceitos por trás de tecnologias fictícias que, muitas vezes, são até mesmo capazes de prever o futuro.

O cinema, por exemplo, já conseguiu adivinhar diversos dispositivos tecnológicos que de fato existem na atualidade. Trazendo um ar fantástico ou distópico, esses filmes mergulham no melhor que a ficção científica pode oferecer para apresentar ao público ideias que, embora pareçam apenas fruto da ficção, podem muito bem se tornar realidade com o avanço da tecnologia.

Filmes de ficção científica que previram tecnologias reais

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para quem adora ficar impressionado com uma boa história de ficção científica, o Canaltech selecionou 5 filmes do gênero que acertaram ao prever tecnologias reais. Confira a seguir.

  • 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
  • Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)
  • De Volta para o Futuro 2 (1989)
  • O Vingador do Futuro (1990)
  • Matrix (1999)

2001: Uma Odisseia no Espaço

Clássico dos clássicos quando o assunto é ficção científica no cinema, o filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, uma das grandes obras-primas de Stanley Kubrick (O Iluminado), previu na década de 1960 algumas tecnologias e dispositivos que são bastante comuns na atualidade.

Inspirado no conto The Sentinel, de Arthur C. Clarke, o longa acompanha a jornada de astronautas que são enviados em uma missão para Júpiter com o objetivo de investigar sinais misteriosos enviados por um monolito. Porém, durante a viagem espacial, os computadores começam a apresentar um “comportamento” estranho, iniciando um intenso confronto entre homem e máquina.

No meio do caos dessa trajetória pelo espaço, algumas tecnologias reais apareceram de maneira fictícia em 2001: Uma Odisseia no Espaço, como os tablets. Na trama, os tablets aparecem como uma maneira de simplificar a vida dos personagens, possibilitando a comunicação entre eles e permitindo o acesso a funções da nave.

Como bem sabemos, tablets são mais do que banais na atualidade. A mesma lógica dos aparelhos que aparecem no filme de Kubrick também é aplicada em dispositivos modernos, como nos iPads, por exemplo.

Continua após a publicidade

Outra tecnologia que marca presença em 2001: Uma Odisseia no Espaço é a inteligência artificial. Tema extremamente atual, as IAs aparecem no filme de Kubrick como HAL 9000, o assistente virtual da nave que, ao tomar consciência, decide concretizar um único objetivo: eliminar o protagonista (algo que fica mais no campo da ficção, por enquanto).

2001: Uma Odisseia no Espaço está disponível para streaming na HBO Max e para compra ou aluguel no Prime Video, Apple TV e Google Play.

Blade Runner: O Caçador de Androides

Baseado no clássico do escritor Philip K. Dick, Blade Runner: O Caçador de Androides também previu algumas tecnologias que temos na atualidade. Dirigido por Ridley Scott (Alien, o 8.º Passageiro), o longa marcou um dos papéis mais icônicos da carreira de Harrison Ford (Star Wars) com uma história ambientada no ano de 2019, quando um ex-policial é acionado para caçar um grupo de androides fugitivos que vivem disfarçados em Los Angeles.

Continua após a publicidade

Com aquela estética cyberpunk que a gente ama, o longa incluiu na trama as famosas chamadas de vídeo, algo extremamente corriqueiro hoje, mas que, na época, parecia somente fictício. Além disso, a produção também previu os outdoors digitais, aquelas telas gigantescas que exibem anúncios, como vemos hoje em dia na Times Square e em Tóquio, por exemplo.

No caso dos outdoors digitais, Blade Runner foi visionário ao mostrar a onipresença da publicidade e de grandes empresas no futuro através de grandes telas espalhadas pelas cidades. E nem precisa ir até a Times Square para vê-las: basta dar uma caminhada pela sua cidade para ver outdoors exibindo anúncios em pontos de ônibus, fachadas de estabelecimentos e muito mais.

Blade Runner: O Caçador de Androides está disponível para streaming no Prime Video para compra ou aluguel no Google Play.

Continua após a publicidade

De Volta para o Futuro 2

Claro que não poderíamos deixar de mencionar De Volta para o Futuro, um dos filmes mais adorados da cultura pop. Clássico oitentista do diretor Robert Zemeckis (Forrest Gump:O Contador de Histórias), o longa que apresentou ao mundo as aventuras de Marty McFly (Michael J. Fox) é lembrado até hoje por algumas previsões icônicas que realmente existem na atualidade (embora a máquina do tempo personificada no DeLorean ainda não exista, infelizmente).

No segundo filme, acompanhamos Marty viajando até o ano de 2015, caindo em uma versão super futurista daquela época, trazendo dispositivos como um tênis que amarra sozinho (a Nike lançou uma versão em 2018) e televisores planos.

Continua após a publicidade

Além disso, o filme também previu os óculos de realidade virtual, que, na trama, são usados para comunicação e interação digital. Isso não é tão diferente do que encontramos em tecnologias atuais, como o PlayStation VR e o Meta Quest, dois dispositivos que se aproximam bastante do aparelho que aparece em De Volta Para o Futuro.

De Volta para o Futuro 2 está disponível para streaming no Globoplay e Telecine, e para compra ou aluguel no Prime Video, Google Play e Apple TV.

O Vingador do Futuro

Estrelado por Arnold Schwarzenegger (O Exterminador do Futuro), o filme O Vingador do Futuro também brinca com uma versão distópica do futuro que, embora tenha parecido muito ilusória na década de 1990, acabou virando realidade algumas décadas depois.

Continua após a publicidade

Situado no ano de 2084, o longa acompanha um operário que recorre a um implante de memória que simula uma viagem para Marte. Contudo, quando algo dá errado, ele passa a ter lembranças de quem ele realmente era, iniciando uma jornada de vingança contra aqueles que o enganaram.

Com uma trama que rende bastante discussão envolvendo a influência de grandes corporações na vida humana, O Vingador do Futuro também foi o responsável por apresentar carros autônomos muitos anos antes deles se tornarem reais.

No filme, o protagonista aparece várias vezes a bordo de automóveis que são controlados por uma IA, excluindo a necessidade de um motorista humano no comando. Hoje em dia, esses veículos autônomos realmente circulam em algumas localidades – muitos ainda estão em fases de testes, mas já é uma tecnologia existente que O Vingador do Futuro apostou muito tempo atrás.

Continua após a publicidade

O Vingador do Futuro está disponível para streaming no Globoplay e para compra ou aluguel no Google Play e Apple TV.

Matrix

Mais um clássico da ficção científica e do cinema que não poderia ficar de fora desta lista é Matrix. Dirigido pelas Irmãs Wachowski (Speed Racer), o filme que apresentou ao mundo a saga de Neo (Keanu Reeves) apostou na tecnologia em sua história para imaginar como seria se os seres humanos vivessem em uma simulação programada do mundo real.

Continua após a publicidade

Apesar de ter parecido maluquice no final da década de 1990, Matrix se mostrou mais atual do que nunca ao “profetizar” no cinema (com o auxílio de obras literárias que também trataram do assunto, como o livro Snow Crash) a existência de mundos virtuais, algo que encontramos hoje em dia no Metaverso. Embora o projeto de realidade virtual não tenha ido para frente como se esperava, a tecnologia ainda existe, provando que Matrix sabia exatamente do que estava falando.

Matrix está disponível para streaming no Prime Video e HBO Max e para compra e aluguel no Apple TV e Google Play.

Leia também: