7 filmes de ação brasileiros para ver no streaming
Por André Mello • Editado por Durval Ramos |
O cinema nacional é rico em produções de qualidade, ainda que seja bastante lembrado por dois gêneros, o de drama e comédia. Só que a produção tupiniquim não se resume apenas a esses estilos. No meio disso tudo, existem vários filmes de ação que acabam passando despercebidos, mas conseguem ser tão interessantes quanto aqueles que são produzidos em outros países.
E não pense que se limitam apenas a trocas de tiros e perseguições entre polícia e bandido, como muita gente gosta de criticar. Embora as tramas que tratem da violência urbana e de suas múltiplas facetas realmente rendam grandes longas de ação, o cinema nacional consegue ir muito além e traz grandes roteiros para extravasar essa adrenalina toda.
De guerreiros samurais modernos no meio de São Paulo a uma versão verde e amarela de Mad Max, confira algumas ótimas joias que mostram que ação também é um gênero tipicamente brasileiro.
7. Princesa da Yakuza
Baseado na HQ Samurai Shirô, do brasileiro Danilo Beyruth, Princesa da Yakuza é um filme que conta a história da única herdeira de um chefão de uma organização criminosa japonesa. Ainda criança, Akemi (Masumi Tsunoda) é enviada para o Brasil, onde vinte anos depois descobre sua origem ao começar a ser caçada pelos antigos inimigos de seu pai.
Protegido pelo capanga da Yakuza, Akemi precisa encontrar uma forma de sobreviver a esse caos e entender exatamente qual é o seu lugar nesse novo mundo. O filme ainda tem a participação do ator irlandês Jonathan Rhys Meyers (The Tudors).
Princesa da Yakuza está disponível na Netflix.
6. Reza a Lenda
Lançado no vácuo de Mad Max: Estrada da Fúria e chamado por alguns como uma espécie de resposta brasileira ao filme, Reza a Lenda conta a história de Ara, um homem de poucas palavras que é líder de uma gangue de motoqueiros que acreditam em uma lenda para devolver a liberdade ao povo do sertão.
Ao realizar um roubo ousado, o grupo chama atenção de Tenório, um vilão que atormenta a região e que passa a perseguir o bando para capturar Ara. Estrelado por Cauã Reymond (Tim Maia), Humberto Martins (Kubanacan), Luisa Arraes (Cine Holliúdy) e Sophie Charlotte (O Assassino), o filme não é tão parecido como Mad Max, mas tem seu valor para quem gosta de ação em ambientes áridos como o sertão brasileiro.
Reza a Lenda está disponível para assistir no Paramount+.
5. Operações Especiais
Dirigido por Tomás Portella (Carga Máxima), Operações Especiais conta a história de uma mulher, Francis, interpretada por Cléo Pires (Supermax), que passa no concurso da Polícia Civil e começa o seu curso para se tornar policial. Quando traficantes de morros cariocas acabam se evadindo para cidades vizinhas, um grupo que a iniciante faz parte é enviado para tentar combater a criminalidade na fictícia São Judas do Livramento.
Lutando contra bandidos, as dificuldades da profissão e a desconfiança de parceiros, Francis deve aprender na prática o que é ser policial no Rio de Janeiro.
Operações Especiais está disponível para assistir na Netflix e Globoplay.
4. Carcereiros - O Filme
Carcereiros - O Filme foi exibido inicialmente na TV Globo como a terceira temporada da série baseada no livro de Dráuzio Varella. Rodrigo Lombardi é Adriano, um historiador que decide virar carcereiro como seu pai. Quando um perigoso terrorista internacional chega ao presídio onde ele trabalha, a tensão entre facções rivais da cadeia aumenta.
Agora, Adriano deverá enfrentar uma rebelião no presídio, enquanto controla os passos do terrorista. O filme ainda conta com no elenco com Milton Gonçalves, Letícia Sabatella e Kaysar Dadour.
Carcereiros - O Filme está disponível para assistir no Globoplay.
3. 2 Coelhos
2 Coelhos é um caótico filme de ação que conta a história de Edgar, um jovem que se envolve em um acidente de carro que causa a morte de duas pessoas. Indiciado, ele consegue escapar da prisão com a ajuda de um deputado estadual e sai do país.
Dois anos depois, ele retorna para o Brasil com um plano de atingir o deputado que o ajudou, já que ele é corrupto, e também um criminoso com ligação a políticos influentes. O filme é todo uma doideira, com elementos claramente inspirado no cinema americano.
O elenco conta com nomes como Fernando Alves Pinto (Terra Estrangeira), Alessandra Negrini (Cidade Invisível) e Caco Ciocler (Bicho de Sete Cabeças).
2 Coelhos está disponível para assistir na Netflix.
2. Bacurau
Um dos filmes nacionais mais badalados de 2019, Bacurau se passa em um futuro próximo, tendo como cenário a cidade fictícia de Bacurau, no oeste de Pernambuco. Quando drones começam a aparecer nos céus da cidade e estrangeiros chegam com planos de exterminar os seus habitantes, o povo de Bacurau resolve que é hora de identificar os inimigos e encontrar um meio de se defender.
Além de sua crítica social afiada, o filme tem ótimas cenas de ação e consegue utilizar bem os elementos de ficção científica e ainda constrói personagens marcantes.
Bacurau está disponível para assistir no Globoplay.
1. Tropa de Elite
Tropa de Elite foi um fenômeno antes mesmo de estrear, graças a cópias piratas suas circularem por camelôs em todo o país. O filme de José Padilha (Robocop) e estrelado por Wagner Moura (Narcos) mostra o dia a dia do BOPE, o Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do RJ.
Focando em três personagens, Capitão Nascimento, prestes a ter o seu primeiro filho e querendo deixar sua posição no combate ao crime, e os aspirantes Matias e Neto, o longa é bastante violento e cheio de ação, mostrando uma realidade feia da força policial contra o tráfico de drogas nos morros cariocas.
Sua sequência, Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro explora mais esse lado com as consequências que a violência policial traz à sociedade e suas origens.
Tropa de Elite está disponível para assistir no Globoplay, Netflix e Prime Video.