Fale Comigo | Por que o novo filme da A24 pode ser o terror de 2023?
Por Diandra Guedes • Editado por Jones Oliveira |

Desde que estreou seu novo terror, Fale Comigo, a produtora A24, responsável por sucessos como Hereditário e Midsommar, tem colhido bons frutos da crítica especializada. Em geral, os comentários afirmam que o longa é a grande promessa do gênero em 2023 por conseguir mesclar uma história macabra com elementos satíricos.
Lançado primeiramente no Festival de Cinema de Sundance, o filme chegou às telonas dos Estados Unidos no dia 28 de julho e não demorou a se tornar um sucesso. No Rotten Tomatoes, foram 94% de aprovação dos especialistas, cujo consenso diz que o longa entrega uma história terrivelmente assustadora do século XXI, pautada sobre os fundamentos do terror clássico.
A tal história, acompanha um grupo de amigos que, ao encontrar uma mão embalsamada que lhes permite conjurar um espírito, decide brincar com ela. O jogo consiste em apertar a mão, falar “fale comigo” e permitir que o espírito entre em seu corpo.
Quem toma a iniciativa é Mia (Sophie Wilde), uma garota cuja mãe morreu e que, de certo modo, alimenta a esperança de reencontrá-la no outro plano. Acontece que a brincadeira acaba saindo do controle e o que parecia uma travessura de amigos se transforma em um verdadeiro pesadelo.
De acordo com os especialistas e pelo que entrega a sinopse, um dos motivos para Fale Comigo ser considerado o melhor filme de terror de 2023 é porque a trama não foca apenas em assustar o público com histórias de possessão, olhos revirados e vozes macabras, mas também entrega outras nuances, como as relações interpessoais entre os adolescentes, a dor do luto e, claro, faz uma crítica à necessidade da geração Z em filmar e registrar tudo que acontece ao seu redor.
O que a imprensa internacional achou de Fale Comigo?
Fale Comigo foi criado pelos youtubers australianos Danny e Michael Philippou, que fazem a sua estreia na direção. Depois do sucesso de Sundance, a A24 se empolgou com a história e decidiu comprar a produção, que agora está dando um retorno melhor do que o esperado. Isso porque a mídia internacional não tem poupado elogios ao longa.
O jornal britânico The Guardian comentou que a obra é “um arrepio divertido que mistura horror estridente e nuances psicológicas”. Já o Deadline a categorizou como “admiravelmente sombria”.
Na lista de melhores filmes da A24 (do pior para o melhor), o Collider o colocou no décimo terceiro lugar, um resultado excelente, especialmente para um filme que acabou de ser lançado. O longa dos irmãos australianos ficou atrás apenas de Hereditário e Beau Tem Medo.
E vale falar que, em comparação com Hereditário — um dos maiores sucessos da A24 e do terror, no geral —, Fale Comigo conseguiu resultados ainda melhores. Enquanto o primeiro filme cravou 90% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes, a novidade dos irmãos Philippou conseguiu 94% de críticas positivas. Esse resultado mostra que o público brasileiro pode ir para os cinemas com expectativas altas, pois certamente não irá se decepcionar.
Quando Fale Comigo estreia no Brasil?
Os brasileiros apaixonados por terror que quiserem tirar as suas próprias conclusões sobre Fale Comigo, poderão assisti-lo nos cinemas a partir de quinta-feira, dia 17 de agosto.