Publicidade

Crítica Meu Amigo Lutcha | Filme encanta ressignificando a lenda do chupa-cabra

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

A lenda do chupa-cabra voltou a ser assunto com o lançamento do filme Meu Amigo Lutcha, original da Netflix. Originalmente intitulado de Chupa, o longa é uma história de fantasia que, ao contrário dos rumores dos anos 1990, nos apresenta a uma criatura bizarra, mas adorável.

O filme Meu Amigo Lutcha é ambientado no México e se passa em um universo parecido com o que vivemos há quase três décadas, quando os noticiários não paravam de falar sobre uma criatura horripilante que sugava todo o sangue das cabras nas Américas. Além disso, o longa debate outro tema tão bem quanto fala sobre a lenda.

Em Meu Amigo Lutcha, vemos o protagonista, filho de mexicanos morando nos Estados Unidos, com vergonha de ser quem é. O personagem não consegue sentir orgulho de suas origens, principalmente por sofrer bullying por isso, mas nada que uma viagem ao México não possa mudar essa percepção.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Origens

Além de falar sobre o chupa-cabra, o filme mostra para o público juvenil a importância de reconhecermos nossas origens, de onde viemos e quem faz parte do nosso passado. O pré-adolescente Alex (Evan Whitten) vive em Kansas City com a mãe e sofre com a perda do pai. A mãe programou uma viagem do garoto para o México para conhecer seu avô Chava (Deminán Bichir) e os primos Luna (Ashley Ciarra) e Memo (Nickolas Verdugo), e acaba indo contra sua vontade.

Assim que Alex chega à região, que fica bem longe da cidade grande, somos impactados com a cultura do local e o idioma. No filme, o único personagem que não fala inglês é Memo, um dos mais carismáticos de todo o longa. Não é difícil encontrar pessoas que saibam falar inglês em outros países, mas Meu Amigo Lutcha poderia aproveitar a abordagem cultural para explorar ainda mais o espanhol. Porém, os norte-americanos estão tão acostumados a assistirem produções em seu próprio idioma que seria muito esforço ter que ler algumas legendas a mais.

Mas a cultura mexicana é apreciada ainda mais através da “lucha libre”, ou luta livre, nome usado em países do idioma espanhol para s referir à prática de wrestling profissional. No filme, Chava era um lutador de sucesso que acabou se afastando do esporte após se machucar. Logo, descobrimos que o pai de Alex também era um lutador famoso antes de tentar a vida nos Estados Unidos.

Ao fim desse enredo, o filme mostra a conexão criada entre Alex, Chava, os primos e sua origem, finalmente tendo orgulho de quem é e motivado a aprender o idioma depois de tanto tempo.

Continua após a publicidade

Chupa-cabra

Mas o tema principal do filme é o encontro com Lutcha, o pequeno chupa-cabra. Assim como muitos filmes de fantasia, com extraterrestres e criaturas esquisitas, existem humanos querendo capturar qualquer ser estranho que pareça na Terra para estudar. No caso do chupa-cabra, o objetivo é extrair suas propriedades de cura, que podem ser medicinais.

Meu Amigo Lutcha é um filme de fantasia que fala sobre o chupa-cabra da mesma forma que conhecemos anos atrás, sendo um animal com características desconhecidas, supostamente perigoso e assassino de animais de fazenda. Porém, em vez de vermos um bicho sem pelos ou penas, com dentes extremamente afiados e olhos esbugalhados, vemos um animal com pelo cinza, marrom e até azul, com um rosto fofo que parece uma mistura de cachorro com urso, criado a partir de um bom trabalho de CGI. Além disso, ele tem asas e é capaz de voar.

Continua após a publicidade

Ainda assim, esses chupa-cabras são enormes e assustadores, só que Lutcha, que aparece na fazenda de Chava, é um filhote indefeso. O fazendeiro e ex-lutador está escondendo o animal, mas sofre de alguma condição que o faz esquecer onde está, quem é e quem são as pessoas ao redor, como o Alzheimer, e agora cabe às crianças continuar protegendo “Chupa” da mão dos humanos. Então, o filme nos leva a uma aventura cheia de emoção que diverte e traz um pouco de cultura.

Ressignificando o chupa-cabra

Meu Amigo Lutcha é um filme que conseguiu explorar bem uma lenda assustadora, a transformando em um personagem encantador, inteligente e que merece ter uma vida tranquila em paz. Jonás Cuarón, diretor do filme, cumpriu a missão de homenagear seu país de origem, trazendo um novo significado aos rumores que aterrorizaram os continentes americanos anos atrás.

Continua após a publicidade

Você já pode assistir ao filme Meu Amigo Lutcha na Netflix.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*