Crítica Meu Amigo Lutcha | Filme encanta ressignificando a lenda do chupa-cabra
Por Natalie Rosa • Editado por Jones Oliveira |

A lenda do chupa-cabra voltou a ser assunto com o lançamento do filme Meu Amigo Lutcha, original da Netflix. Originalmente intitulado de Chupa, o longa é uma história de fantasia que, ao contrário dos rumores dos anos 1990, nos apresenta a uma criatura bizarra, mas adorável.
O filme Meu Amigo Lutcha é ambientado no México e se passa em um universo parecido com o que vivemos há quase três décadas, quando os noticiários não paravam de falar sobre uma criatura horripilante que sugava todo o sangue das cabras nas Américas. Além disso, o longa debate outro tema tão bem quanto fala sobre a lenda.
Em Meu Amigo Lutcha, vemos o protagonista, filho de mexicanos morando nos Estados Unidos, com vergonha de ser quem é. O personagem não consegue sentir orgulho de suas origens, principalmente por sofrer bullying por isso, mas nada que uma viagem ao México não possa mudar essa percepção.
Origens
Além de falar sobre o chupa-cabra, o filme mostra para o público juvenil a importância de reconhecermos nossas origens, de onde viemos e quem faz parte do nosso passado. O pré-adolescente Alex (Evan Whitten) vive em Kansas City com a mãe e sofre com a perda do pai. A mãe programou uma viagem do garoto para o México para conhecer seu avô Chava (Deminán Bichir) e os primos Luna (Ashley Ciarra) e Memo (Nickolas Verdugo), e acaba indo contra sua vontade.
Assim que Alex chega à região, que fica bem longe da cidade grande, somos impactados com a cultura do local e o idioma. No filme, o único personagem que não fala inglês é Memo, um dos mais carismáticos de todo o longa. Não é difícil encontrar pessoas que saibam falar inglês em outros países, mas Meu Amigo Lutcha poderia aproveitar a abordagem cultural para explorar ainda mais o espanhol. Porém, os norte-americanos estão tão acostumados a assistirem produções em seu próprio idioma que seria muito esforço ter que ler algumas legendas a mais.
Mas a cultura mexicana é apreciada ainda mais através da “lucha libre”, ou luta livre, nome usado em países do idioma espanhol para s referir à prática de wrestling profissional. No filme, Chava era um lutador de sucesso que acabou se afastando do esporte após se machucar. Logo, descobrimos que o pai de Alex também era um lutador famoso antes de tentar a vida nos Estados Unidos.
Ao fim desse enredo, o filme mostra a conexão criada entre Alex, Chava, os primos e sua origem, finalmente tendo orgulho de quem é e motivado a aprender o idioma depois de tanto tempo.
Chupa-cabra
Mas o tema principal do filme é o encontro com Lutcha, o pequeno chupa-cabra. Assim como muitos filmes de fantasia, com extraterrestres e criaturas esquisitas, existem humanos querendo capturar qualquer ser estranho que pareça na Terra para estudar. No caso do chupa-cabra, o objetivo é extrair suas propriedades de cura, que podem ser medicinais.
Meu Amigo Lutcha é um filme de fantasia que fala sobre o chupa-cabra da mesma forma que conhecemos anos atrás, sendo um animal com características desconhecidas, supostamente perigoso e assassino de animais de fazenda. Porém, em vez de vermos um bicho sem pelos ou penas, com dentes extremamente afiados e olhos esbugalhados, vemos um animal com pelo cinza, marrom e até azul, com um rosto fofo que parece uma mistura de cachorro com urso, criado a partir de um bom trabalho de CGI. Além disso, ele tem asas e é capaz de voar.
Ainda assim, esses chupa-cabras são enormes e assustadores, só que Lutcha, que aparece na fazenda de Chava, é um filhote indefeso. O fazendeiro e ex-lutador está escondendo o animal, mas sofre de alguma condição que o faz esquecer onde está, quem é e quem são as pessoas ao redor, como o Alzheimer, e agora cabe às crianças continuar protegendo “Chupa” da mão dos humanos. Então, o filme nos leva a uma aventura cheia de emoção que diverte e traz um pouco de cultura.
Ressignificando o chupa-cabra
Meu Amigo Lutcha é um filme que conseguiu explorar bem uma lenda assustadora, a transformando em um personagem encantador, inteligente e que merece ter uma vida tranquila em paz. Jonás Cuarón, diretor do filme, cumpriu a missão de homenagear seu país de origem, trazendo um novo significado aos rumores que aterrorizaram os continentes americanos anos atrás.
Você já pode assistir ao filme Meu Amigo Lutcha na Netflix.