Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica Coração de Neon | Filme nacional navega entre gêneros e sentimentos

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Março de 2023 às 10h00

Link copiado!

IHC
IHC

Uma nova produção do cinema nacional está prestes a chegar às telonas: Coração de Neon. O longa, comandado pelo cineasta Lucas Estevan Soares, é fruto do cinema de guerrilha e traz uma história que diverte e emociona.

Coração de Neon se passa em Curitiba, mais precisamente no bairro Boqueirão, um dos maiores da cidade. Mesmo recheada de costumes regionais, a trama pode ser apreciada até mesmo por pessoas que não conhecem a capital, tampouco suas regiões, sotaques e gírias.

Atenção: esta crítica pode conter spoilers do filme Coração de Neon!

Continua após a publicidade

O filme nacionalCoração de Neon não é só dirigido por Lucas Estevan Soares, como também roteirizado e protagonizado por ele. O longa conta a história de Fernando, um jovem que trabalha ao lado do pai, Laudércido (Paulo Matos), comandando uma empresa de telemensagem.

Juntos, em um carro repleto de luzes neon e uma decoração divertida, a dupla sai pela cidade para espalhar mensagens alegres a namorados, amigos e familiares de quem os contratou. A história começa quando, em um determinado trabalho, a mulher que recebe a mensagem, Andressa (Ana de Ferro), não gosta do "presente".

Continua após a publicidade

Logo, Laudércio quer pedir desculpas pelo desconforto causado pelo parceiro, mas acaba se envolvendo em uma situação de violência doméstica. A partir de então, o que tinha tudo para ser mais um dia comum de trabalho, acaba resultando em uma tragédia devastadora.

Emoção

Coração de Neon é um filme que, à primeira impressão, parece ser uma comédia nacional divertida, principalmente por toda a sua identidade visual e personagens carismáticos. No entanto, a trama consegue misturar humor e drama, ficando cada vez mais sombria conforme os minutos se passam.

Continua após a publicidade

O longa fala sobre a dor da perda de uma pessoa querida e as consequências que o luto provoca, já que tragédias conseguem despertar os piores sentimentos de uma pessoa, mesmo ela sendo divertida e exalar positividade.

O filme consegue se aprofundar em diversos gêneros, funcionando como uma montanha russa de sentimentos. Fernando, ao lado do melhor amigo Dinho (Wawa Black), passam pela tristeza, parceria, alegria e raiva enquanto exploram o bairro, um dos mais populosos de Curitiba.

Regional

Continua após a publicidade

Como Coração de Neon se passa em todo o tempo no bairro Boqueirão, traz uma grande identificação aos moradores do local e arredores. A essência da cidade está nos costumes, nos cenários, nas gírias e no sotaque, o que pode ser confuso para o restante do Brasil, que está mais acostumado a acompanhar produções de São Paulo e Rio de Janeiro.

No filme, a essência do bairro é vista até mesmo no apelido do carro de telemensagens, batizado de "Boquelove". Coração de Neon é capaz de transparecer a relêvancia do bairro para a cidade, mostrando a existência de um senso de comunidade, entre pontos positivos e negativos de viver lá.

Mesmo se tratando de um filme bastante regional, Coração de Neon agrada pela história intensa que resulta em otimismo e realização de sonhos. Não é por acaso que o longa brasileiro foi premiado internacionalmente e aclamado em Cannes.

Coração de Neon estreia nos cinemas do Brasil no dia 9 de março; garanta seu ingresso na Ingresso.com.