Publicidade

5 contos do Dia das Bruxas que viraram filmes

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Outubro de 2022 às 11h00

Link copiado!

Disney, BRON Studios, Warner Bros
Disney, BRON Studios, Warner Bros

Os contos do Dia das Bruxas são, geralmente, histórias recheadas de fantasia, imaginação e uma pitada de terror. Muitos deles são baseados em lendas urbanas ou fábulas e trazem uma lição moral ao final. Ao longo dos anos, a Disney adaptou muitas dessas fábulas, transformando-as em uma trama mais infantilizada e romântica, mas a verdade é que a versão original de muitas delas não tem nada de bonito, e sim de macabro.

Com isso em mente, vários diretores decidiram regravá-las, dando a elas, agora, um ar mais sombrio e medonho, como é o caso do filme sul-coreano Sin-de-re-la, de 2006, que é baseado na história da princesa que perde o sapatinho de cristal, mas traz um enredo bem mais assustador.

Além das fábulas, também há as lendas urbanas, ou seja, contos de terror que são passados de geração para geração e assombram as crianças (e alguns adultos). Entre elas, estão histórias que se tornaram filmes famosos como Quando um Estranho Chama e O Mistério de Candyman.

Continua após a publicidade

Essas e outras produções fazem parte dos inúmeros filmes que foram inspirados em contos do Dia das Bruxas. Pensando nisso, o Canaltech separou os cinco melhores contos do Dia das Bruxas que viraram filmes para você assistir.

5. Contos do Dia das Bruxas

Continua após a publicidade

Para começar nossa lista, nada melhor do que um filme que conta cinco histórias de terror em meio às festividades do Dia das Bruxas. Em Contos do Dia das Bruxas, conhecemos um jovem virgem que está se guardando para o homem certo, mas é incentivada pelas amigas a encontrar o cara ideal em meio ao Halloween, um casal que está em crise porque o homem gosta das festividades e a mulher as odeia, e um grupo de adolescentes rebeldes que decide fazer uma travessura que vai longe demais.

Além deles, as outras duas histórias mostram um homem solitário que é atormentado por uma assombração e um diretor de escola que se mostra um perigoso assassino.

A produção de 2007 foi dirigida e roteirizada por Michael Dougherty, e traz no elenco Quinn Lord, Anna Paquin, Dylan Baker, Brian Cox, Leslie Bibb, entre outros.

Chamada de Trick 'r Treat em inglês, o filme foi inspirado no curta inspirado no curta-metragem Season's Greetings, lançado em 1996.

Continua após a publicidade

O Conto do Dia das Bruxas está disponível na Apple TV, Google Play e Prime Video.

4. Maria e João: O Conto das Bruxas

Outro conto que se tornou uma história do Dia das Bruxas é este longa de 2020. Com roteiro de Jacob Grimm (um dos famosos irmãos Grimm) e de Rob Hayes, a famosa história de João e Maria ganha ares de terror.

Continua após a publicidade

Na trama, que se passa em um tempo longíquo, Maria (Sophia Lillis) leva seu irmão mais novo, João (Sammy Leakey), a um bosque escuro, em busca de comida e trabalho. No local, eles conhecem Holda (Alice Krige), uma mulher misteriosa que irá atrapalhar suas vidas.

Com direção de Osgood Perkins, a obra, além de trazer um novo significado para a história, reforça o protagonismo feminino, colocando Maria como personagem central e narradora.

Além disso, reforçando ser um conto de bruxas, a narrativa tenta de algum modo mudar essa ideia de que elas são feias e maldosas e mostrá-las como poderosas e donas de si.

Maria e João: O Conto das Bruxas está disponível no Prime Video, Apple TV, Globoplay e Google Play.

Continua após a publicidade

3. Jack-O: A Maldição está de volta!

Com muito sangue e efeitos especiais duvidosos, este filme de 1995 é baseado no lendário demônio do Halloween, Jack-O, uma criatura que tem corpo de homem, mas cabeça de abóbora e ostenta uma foice. Despertado no século passado, ele volta à vida para assombrar o jovem Sean Kelly (Ryan Latshaw) e sua família.

Na véspera da noite de Halloween, a criatura começa a golpear e assassinar universitários bêbados, motociclistas e quem mais cruzar o seu caminho, proporcionando um banho de sangue e tornando o filme um clássico dos slashers.

Continua após a publicidade

Dirigido por Steve Latshaw, Jack-O: A Maldição está de volta! traz no elenco Linnea Quigley, Kelly Lacy, Bernue Fidello, entre outros. Por ser um filme antigo, ele não está disponível em nenhum streaming, mas você pode assisti-lo completo no YouTube.

2. Floresta Negra

Lançando em 1977, Floresta Negra é baseado na história da Branca de Neve, porém traz o foco para a bruxa: no caso, a Madrasta Má. No filme, conhecemos Lily, uma jovem cujo pai, após ficar viúvo, se casa com Lady Claudia. Acontece que as duas nunca conseguiram se entender e, após o patriarca morrer, sua madastra manda lhe matar.

Continua após a publicidade

Amedrontada e sem saber o que fazer, Lily foge para uma floresta e lá é acolhida por sete anões. Apesar do enredo ser muito semelhante ao da clássica história infantil, a trama ganha uma roupagem mais macabra e sombria nas mãos do diretor Michael Cohn.

O elenco conta Sigourney Weaver, Sam Neill, Gil Bellows, e Floresta Negra está disponível na Apple TV e Prime Video.

1. Malévola

Continua após a publicidade

Saindo de uma princesa para outra, chegou a hora de conhecer uma das bruxas mais famosas dos contos de fada. Malévola, lançado em 2014, deixa de ser uma história para crianças e se firma como um conto de Dia das Bruxas por apresentar de forma maestral a terrível vilã da Bela Adormecida.

Protagonizado por Angelina Jolie, a trama conta como a jovem de coração puro se tranformou em uma mulher amarga e vingativa. Tudo começou quando ela ainda era uma protetora do reino onde vivia, mas como consequência a vários acontecimentos terríveis que acometeram sua vida, ela se transforma em uma pessoa cruel e lança uma maldição para a recém-nascida Aurora, filha do poderoso rei da região. Acontece que pouco a pouco, ela perceberá que a vida da princesa é importante para a paz do reino e para sua verdadeira felicidade.

Sucesso de público e bilheteria, Malévola ganhou uma continuação em 2019. Você pode assistir aos dois filmes no Disney+.

Bônus: A Bruxa de Blair

Continua após a publicidade

Uma história de Dia das Bruxas bastante famosa e que acabou virando filme é o da Bruxa de Blair. O conto diz que, em 1875, uma mulher chamada Elly Kedward foi expulsa de casa na vila de Blair, onde morava. Isso aconteceu porque ela foi acusada, por várias crianças, de ser bruxa.

Sozinha e desamparada, Elly foi se abrigar na floresta Maryland, onde acabou morrendo de frio. No inverno seguinte, no entanto, todos aqueles que a acusaram começaram a morrer. A partir de então, a cada ano que se passava, mais e mais crianças eram mortas ou desapareciam. A população atribuiu isso à maldição da jovem, que ficou conhecida como A Bruxa de Blair.

Em 1999, os diretores Eduardo Sánchez e Daniel Myrick, adaptam a história para as telas de cinema e inovam ao utilizar o estilo found footage (que imita um documentário). Na época, o longa foi considerado inovador e fez sucesso com o público. Muitos acreditaram se tratar de uma história real e não de um conto de Dia das Bruxas.

Continua após a publicidade

A Bruxa de Blair está disponível na Apple TV, HBO Max e Globoplay.