Publicidade

Five Night at Freddy's | Conheça o filme baseado no popular game de terror

Por| Editado por Durval Ramos | 23 de Outubro de 2023 às 19h05

Link copiado!

Reprodução/Universal Pictures
Reprodução/Universal Pictures

Com mais de 33 milhões de unidades vendidas desde seu primeiro jogo, lançado em 2014, era só uma questão de tempo para que a franquia de games Five Night at Freddy's e sua história de terror também chegassem ao cinema. E, depois de aterrorizar os jogadores e ser um fenômeno em plataformas como a Twitch, chegou a hora de Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim levar para um público ainda maior o horror existente em bonecos animatrônicos do mal.

Five Nights at Freddy's, ou somente FNAF, já conta com nove jogos, fora spin-offs, uma trilogia de livros e mais milhares de fanarts e jogos feitos por fãs, expandindo o seu universo. Em boa parte dos títulos, a ação se desenrola em uma pizzaria cheia de personagens em forma de animatrônicos, que se tornam hostis ao cair da noite. No papel de um vigilante noturno, você deve sobreviver e entender melhor o que está causando os problemas, através de pequenas pistas que encontra pelo cenário.

O conceito é realmente muito bom. Ele leva aquela velha ideia de "o que você faria se ficasse sozinho em um shopping" a um limite um tanto macabro, trazendo uma espécie de versão mortal de Toy Story. Guardadas as devidas proporções, é como se os bonecos dessa lanchonete — e, posteriormente, de outros locais que aparecem na franquia — ganhassem vida apenas para torturar e perturbar quem ainda permanece por ali.

Continua após a publicidade

Sobre o que se trata Five Nights at Freddy's?

Nos jogos, essa subersão do brinquedo invadil que acorda pra matar o jogador é levada no modo com que você interage com o ambiente hostil. Como a ideia é recriar uma lanchonete ou parque de diversões à noite, a terrível iluminação é um fatos fundamental tanto para criar a tensão das fases como também para fundamentar a jogabilidade. Isso porque o game consiste em você avançar pelos cenários sem ser visto pelos bonecos malditos

Como a ideia é sobreviver até o fim da noite e descobrir o que está acontecendo, o jogador deve explorar todo o lugar enquanto fica de fora do raio de visão dos animatrônicos. O problema é que eles estão sempre circulando pelas áreas e contam com uma agilidade impressionante na hora de persegui-lo. Isso traz desde muitos momentos de jump scare — aquele susto que vem de repente e pula na sua cara —, até a manutenção daquele clima constante de desespero.

Continua após a publicidade

Além disso, FNAF também usa muito bem a ideia de que o jogador é um segurança para colocá-lo sempre monitorando os espaços por meio das câmeras de segurança. É algo que abre espaço para criar estratégias de abordagem ao mesmo tempo em que se aproveita de toda aquela estética sem vida de monitores, fazendo com que você se sinta ainda mais acuado. Para um jogo de terror, é a ambientação perfeita.

FNAF nos cinemas

Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim segue bem o espírito dos games, girando em torno de Mike Schmidt, um jovem que assume o papel de vigilante noturno na Freddy Fazbear's Pizza, uma lanchonete que também serve como parque de diversões. Ele descobre que os personagens, que já são meio assustadores durante o dia, ganham vida durante a noite, matando qualquer um que estiver no local.

Continua após a publicidade

Isso é um problema enorme para Mike, já que ele precisa ficar na pizzaria da meia noite às 6 da manhã, tendo que lutar para conseguir sobreviver e bater o seu cartão. Durante o tempo, ele ainda começa a descobrir segredos sobre o local e os motivos pelos quais os robôs querem vingança de todo mundo.

Qual é o elenco do filme?

O elenco de Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim traz nomes conhecidos dos fãs de terror e fantasia. Josh Hutcherson (Jogos Vorazes) interpreta o vigilante Mike Schmidt, enquanto é acompanhado por Matthew Lillard (Pânico), Piper Rubio (Instável), Kat Conner Sterling (9-1-1), Elizabeth Lail (You) e Mary Stuart Masterston (Tomates Verdes Fritos).

A adaptação é dirigida por Emma Tammi, de Terra Assombrada.

Continua após a publicidade

Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim já tem trailer?

O trailer de Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim foi liberado pela produtora Blumhouse, e você pode assistir logo abaixo, pegando bem o clima do filme.

Continua após a publicidade

A adaptação de FNAF foi anunciada em 2015, apenas um ano após o lançamento do primeiro game, mas seu desenvolvimento passou por vários obstáculos. Além de trocas de estúdio e de equipe por trás do filme, exigências do criador da franquia, Scott Cawthon, acabaram por atrasar ainda mais a produção.

Eventualmente, Cawthon foi escolhido para ele mesmo trabalhar no roteiro do filme, que agora finalmente chegará aos cinemas.

Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim estreia no dia 26 de outubro.