Crítica You | Parte 2 da temporada 4 traz reviravolta e volta às origens
Por Natalie Rosa • Editado por Jones Oliveira |
Que Joe (Penn Badgley) sempre luta contra seus instintos assassinos, nós já sabemos desde a primeira temporada de You. Mas nos primeiros cinco episódios da temporada 4, vimos um personagem que parecia estar controlado, deixando até mesmo Marienne (Tati Gabrielle) escapar e fugindo de problemas.
Na primeira parte da temporada 4 de You também vimos Joe sendo perseguido por alguém que sabia da existência da sua vida passada, ainda lá nos Estados Unidos, e sendo coagido a fazer o que não queria. Mas a parte 2 nos surpreendeu, trazendo uma reviravolta que chega a ser engraçada, pois era óbvia e inesperada ao mesmo tempo.
Atenção: esta crítica contém spoilers de You!
Reviravolta
Não demora para que a segunda parte da quarta temporada de You traga a sua maior reviravolta: grande parte do que aconteceu foi um delírio de Joe. É engraçado ver como os roteiristas conseguiram nos enganar muito bem, pois acreditamos que o personagem realmente estava mudando. Ao contrário disso, ele está mais perigoso do que nunca.
A ficha de que fomos enganados começa a cair quando Joe confronta Rhys (Ed Speleers) para matá-lo, e o professor diz que não sabe quem ele é. A rivalidade com o personagem existiu apenas na cabeça do protagonista, que fantasiava longos diálogos e conversas com o homem, o que, vendo agora, é bastante assustador.
No final desta temporada, You consagrou Joe, de uma vez por todas, como uma pessoa com graves distúrbios psiquiátricos. A psicopatia do personagem é mais perigosa do que imaginávamos, já que ele tenta constantemente se enganar com a sua dupla personalidade. Enquanto uma comete crimes brutais sem remorso, a outra tenta convencê-lo de que ele não teve culpa de nada.
De volta ao normal
A primeira parte da temporada trouxe novos ares à série, saindo um pouco do looping de obsessão e assassinato, mas a segunda parte já coloca You nos trilhos novamente. Por ser o protagonista, a vida de Joe começa a voltar ao normal, escapando dos crimes cometidos e mais uma vez está de volta aos Estados Unidos, agora acompanhado de Kate (Charlotte Richie).
Todos os crimes cometidos pela personalidade mais maldosa de Joe nesta temporada foram muito bem executados, deixando a sensação de que ele nunca será responsabilizado por tudo o que fez. Agora que descobrimos que o vilão está cada vez mais cruel e perturbado, a próxima temporada de You pode retornar ao que sempre foi, mas vai precisar de um bom diferencial para continuar sendo atrativa.
A parte 2 da quarta temporada de You já está disponível na Netflix.