Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Honra Entre Rebeldes | Conheça o filme surpreendente de Dungeons & Dragons

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Abril de 2023 às 14h00

Link copiado!

Paramount Pictures
Paramount Pictures

Por ser o sistema de RPG mais famoso e popular do mundo, é natural que Dungeons & Dragons esteja constantemente na mira dos estúdios de Hollywood. Muito do que conhecemos de fantasia medieval deriva dele e a liberdade que esse universo oferece é perfeito para fazer com que qualquer ideia de filme funcione. E é nisso que Honra Entre Rebeldes aposta.

Só que o novo longa produzido pela Paramount Pictures tem um desafio muito maior do que honrar o legado que D&D deixou par a cultura pop. Mais do que isso, o filme estrelado por Chris Pine e Michelle Rodriguez precisa afastar a sombra do fracasso da última tentativa de levar esse mundo para as telas.

Continua após a publicidade

Para isso, a nova aventura aposta em um clima muito mais descompromissado e até irreverente de muitas partidas para conquistar o público e mostrar que é possível trazer boas histórias nesta nova rolagem de dados.

O que é Dungeons & Dragons?

A principal aposta do novo Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes está justamente em se manter fiel ao jogo original. Mas o que é D&D?

Trata-se do mais conhecido e utilizado sistema de RPG do mundo. Criado em 1974 por Gary Gygax e Dave Arneson, ele criou um conjunto de regras que serviu de inspiração para outros jogos do gênero e para o próprio imaginário da cultura pop. A partir da influência de diferentes fontes — de Tolkien a outras histórias da literatura clássica —, D&D estabeleceu todo um universo de aventuras de fantasia medieval que reverbera até hoje.

Continua após a publicidade

Ao longo dessas quase cinco décadas, Dungeons & Dragons evoluiu bastante e ganhou versões bem distintas entre si. Atualmente em sua quinta edição, resgatou a ideia clássica do RPG de ser um jogo de interpretação e conta com dinâmicas bastante voltadas para esse aspecto do game, o que ajudou a renovar o interesse do público.

Contudo, o feito mais marcante de D&D nesse tempo todo foi se tornar um fenômeno cultural. Mesmo quem nunca jogou RPG conhece esse universo ou, pelo menos, alguns de seus elementos. De orcs, goblins e dragões aos artefatos mágicos, muito do que a gente vê hoje em histórias de fantasia no cinema e em séries bebe do sistema criado na década de 1970. Isso sem falar, é claro, do icônico desenho Caverna do Dragão, que marcou a infância de muita gente no Brasil

Continua após a publicidade

Como Honra Entre Rebeldes quer se destacar

Pegando carona nessa importância toda e no crescente interesse do público em histórias de fantasia no início dos anos 2000, a New Line apostou em uma adaptação de Dungeons & Dragons para o cinema. A ideia era criar um épico que explorasse todo esse potencial que o jogo oferecia, mas o resultado foi uma catástrofe: custando US$ 45 milhões, o longa arrecadou apenas US$ 33,8 mi em todo o mundo e amargou um enorme prejuízo.

Por isso mesmo, levou mais de 20 anos para que alguém decidisse levar D&D de volta para os cinemas. Quando a Paramount Pictures anunciou Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes, o público olhou com desconfiança na mesma medida que o próprio estúdio fez questão de dizer que, desta vez, as coisas seriam diferentes.

Continua após a publicidade

A principal crítica do filme de 2000 era que ele se levava a sério demais em uma história que era apenas básica — isso sem falar dos efeitos ruins até mesmo para a época. Assim, para se distanciar desse fracasso, a nova produtora ressaltou que a ideia era fazer algo mais leve e bem-humorado, tal qual uma partida de RPG entre amigos.

E foi exatamente isso o que os trailers apresentaram. Com personagens nada heroicos e com motivações bastante equivocadas, o marketing do longa vende o mesmo espírito caótico que fez de Guardiões da Galáxia um dos maiores sucessos da Marvel.

A referência, inclusive, vai além do trailer embalado por uma trilha sonora divertida. A ideia de uma equipe disfuncional de ladrões que precisam sobreviver e cumprir sua missão contra todas as possibilidades é algo que remete àquilo que vimos com os super-heróis — e isso é ótimo.

Continua após a publicidade

Até porque esse clima caótico é parte importante de qualquer partida de RPG. Mais do que a seriedade de cavaleiros e paladinos, o que torna o jogo tão popular durante todo esse tempo é a capacidade de permitir que os jogadores brinquem com o absurdo e levem essa irreverência para dentro da história. E Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes parece ter incorporado isso muito bem.

Outro ponto é a própria reverência ao material original. Além de representar muito bem as diferentes classes que compõem o jogo — bardo, cavaleiro, bárbaro, mago e afins —, o filme fez questão de colocar em primeiro plano todos os elementos vindos dos livros de regras. São monstros icônicos, como o mímico e o urso-coruja, além de itens, magias, cidades e até mesmo piadas relacionadas ao funcionamento do game.

Tudo isso promete dar ao longa uma familiaridade que a adaptação anterior não conseguiu trazer. A aposta de Honra Entre Rebeldes está em fazer o público ver uma partida de D&D a todo momento na tela. Isso sem falar, é claro, da nostalgia com o velho Caverna do Dragão.

Continua após a publicidade

Qual a história de Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes

Pelo que os trailers apresentaram, Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes vai se concentrar em um grupo de aventureiros que cometeu um grande equívoco no passado. Em busca de dinheiro fácil, eles aceitam uma missão de recuperar um item mágico escondido em uma perigosa masmorra — e conseguem cumprir o trabalho.

O problema é que eles não esperavam que o seu contratante estivesse ligado a uma seita de magos vermelhos que quer usar o artefato recém-adquirido para ressuscitar uma entidade ancestral e, com isso, acabar com a humanidade. Assim, eles precisam corrigir o erro que cometeram e realizar um novo assalto.

Continua após a publicidade

É claro que há mais detalhes nessa trama, principalmente envolvendo o passado do protagonista vivido por Chris Pine (Star Trek). Pelo que já foi mostrado, ele viverá esse bardo que age como o líder da equipe e que tem muito mais pelo que lutar para além de apenas consertar um erro de seu grupo.

Além dele, Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes ainda conta com Michelle Rodriguez (Velozes e Furiosos) no papel de uma guerreira bárbara e o jovem Justice Smith (Detetive Pikachu) sendo esse mago pouco habilidoso — remetendo ao velho Presto, do clássico desenho Caverna do Dragão. O elenco ainda tem Regé-Jean Page (Bridgerton) e Sophia Lillis (It: Capítulo Dois) nesse grupo de aventureiros, além de Hugh Grant (Um Lugar Chamado Notting Hill) como o governante da icônica cidade de Neverwinter.

Quando Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes estreia

Vamos combinar que o lançamento de Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes foi bastante confuso. O longa chegou aos cinemas americanos no último dia 31 de março e está marcado para aportar no Brasil no próximo dia 13 de abril.

Continua após a publicidade

Contudo, a Paramount já vem liberando algumas sessões por todo o país ao longo das últimas semanas. Isso significa que, enquanto você espera a chegada desses aventureiros, muita gente já conferiu o desfecho da história.