Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como foi feita a animação de Homem-Aranha no Aranhaverso

Por| Editado por Bruno Salutes | 22 de Setembro de 2022 às 14h00

Link copiado!

Sony Pictures
Sony Pictures

Você já assistiu a animação Homem-Aranha no Aranhaverso? Ela foi vencedora do Oscar de 2019 na categoria de melhor animação, superando a Disney que vencia a categoria desde 2011! Um feito e tanto, né?

O que mais se destaca no filme é seu visual incrível, o que talvez gere a dúvida: "como foi feita a animação de Homem-Aranha no Aranhaverso?" Se você é fã do Amigo da Vizinhança, vai amar saber um pouquinho sobre os bastidores da obra!

Como foi feita a animação de Homem-Aranha no Aranhaverso

A animação foi um longo processo, de anos, até chegar às telonas, viu? Desde a ideia inicial, muitas pessoas trabalharam com muito carinho para levar o Cabeça de Teia, apelido do personagem, de forma fiel ao cinema. Dá uma olhadinha nas principais características e o que foi usado para atingir o resultado!

Aparência de quadrinhos na telona

Nos últimos anos, a animação tem se aproximado muito da realidade, né? Desde o movimento dos personagens, até a textura nas roupas, mas a equipe de produção da animação do super-herói quis fazer algo especial: dar a sensação de estar dentro das páginas de um quadrinho.

"Mas Lu, como eles fizeram isso?" Olha, foi um trabalhão, viu? A Sony, estúdio responsável pelo filme, usou computação gráfica para fazer animações, mas o visual foi trabalhado em cima do estilo de impressão de histórias em quadrinho.

Além disso, a equipe não usou uma técnica chamada motion blur, muito utilizada em animações recentes. Eles preferiram utilizar motion smearing, que era usada em animações dos anos 40 para dar sensação de movimento. Isso deu ainda mais a sensação de estar folheando um quadrinho ao assistir ao filme.

Uso de CGI e animação tradicional

Homem-Aranha no Aranhaverso é mais um caso que mostra como a tecnologia e técnicas clássicas podem ser usadas para algo incrível! Olha só: os artistas dividiram o processo em duas etapas, fazendo toda a animação em computação gráfica (CG) e, depois, animaram a mão!

É justamente essa mistura que dá um aspecto tão único a animação. Sabe, ao usar animação tradicional, eles puderam trabalhar com técnicas dos quadrinhos para colorir e dar a sensação de profundidade que as animações 3D dão hoje em dia.

Uma das técnicas que eles usaram se chama Separação de Cores, e segundo os produtores fica evidente na cena de perseguição entre Gatuno e Homem-Aranha. Para transmitir emoção e parecer uma impressão na telona. O resultado ficou incrível!

Taxa de quadros

Grande parte dos filmes que você assiste no cinema está em 24 quadros por segundo (QPS). Isso dá realismo e suavidade aos movimentos e é um padrão na indústria. Essa técnica foi quebrada no filme do protagonista Miles Morales para servir a narrativa e tensão dramática.

Por muito tempo do filme, o personagem ainda está aprendendo como é ser um super-herói e todas as dificuldades que isso traz, então ele é animado em 12 QPS, dando uma sensação de estar mais travado, enquanto o Peter Parker, mais experiente, está no padrão de 24 quadros.

É incrível como, com um pouquinho de criatividade, eles conseguiram inovar dentro das regras da animação e dar uma experiência única para os amantes da sétima arte, né? Dá uma olhadinha no vídeo abaixo que ilustra a cena.

Incrível como a animação foi feita, né? Imagina o trabalhão que deu! Compartilha esse texto com seu amigo fã de Homem-Aranha e já já eu volto com mais curiosidades incríveis!