Publicidade

Como foi feita a animação de Homem-Aranha no Aranhaverso

Por  |  • 

Compartilhe:
Sony Pictures
Sony Pictures

Um dos filmes mais aclamados dos últimos anos, Homem-Aranha no Aranhaverso chegou aos cinemas em 2018, apresentando não apenas uma animação sobre o famoso super-herói da Marvel Comics, mas também causando impacto na indústria cinematográfica.

Vencedor do Oscar de Melhor Animação, o longa-metragem destacou-se por seu visual único com diferentes traços e estilos de animação, e tornou-se referência para outras produções, que passaram a deixar o realismo um pouco de lado, abraçando a experimentação.

Para quem tem curiosidade em conhecer mais sobre o processo de produção do título e de como foi feita a animação de Homem-Aranha no Aranhaverso, o Canaltech traz abaixo detalhes sobre as técnicas e efeitos utilizados no longa. Informações para deixar qualquer fã ainda mais encantado por sua história.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como foi feita a animação de Homem-Aranha no Aranhaverso

Anunciado ao público em 2015, um filme animado do Homem-Aranha era um desejo antigo da Sony, que acreditava ser possível rejuvenescer a franquia por meio de uma comédia animada do personagem.

Até seu lançamento, no entanto, Homem-Aranha no Aranhaverso passou por um longo processo de produção, no qual contou com uma extensa e experiente equipe para levar o Cabeça de Teia de forma fiel ao cinema.

Aparência de quadrinhos na telona

Embora a indústria de animação venha aproximando-se cada vez mais da realidade – principalmente no que diz respeito aos movimentos dos personagens e das texturas de suas roupas –, Homem-Aranha no Aranhaverso quis fugir a regra, dando ao público a sensação de que a história se passava dentro das páginas de um quadrinho.

Para isso, a Sony utilizou computação gráfica nas animações, mas de maneira diferente, apostando em um estilo de impressão típico das HQs. Uma mistura possível apenas pelo uso da motion smearing – técnica clássica da indústria que caiu em desuso nos últimos anos.

Muito utilizada nos anos 1940, a motion smearing é pura e simplesmente um “rápido borrão nos quadros da animação”; uma técnica que cria a impressão de movimento e ritmo frenético, e que, no caso do filme, ajuda a intensificar a sensação de se folhear um quadrinho.

Continua após a publicidade

Uso de CGI e animação tradicional

Com isso em mente, portanto, os artistas do longa dividiram o processo de produção da obra em duas etapas: primeiro fazendo a animação do título em computação gráfica (CGI) e, só depois, animando as imagens a mão.

Uma combinação que, embora pouco comum nessa sequência, permitiu aos profissionais trabalharem com técnicas dos quadrinhos capazes de colorir e dar sensação de profundidade – aspectos muito comuns nas animações 3D de hoje em dia.

Continua após a publicidade

Um desses artifícios, inclusive, a chamada Separação de Cores, pode ser vista na cena de perseguição entre o personagem Gatuno e o Homem-Aranha, quando é possível ver como a técnica ajuda a transmitir emoção e parecer uma impressão na telona.

Taxa de quadros

Outra característica essencial do filme, que permitiu à obra ter um visual único, foi sua mudança de taxa de quadros.

Continua após a publicidade

Diferente da maioria dos filmes que assistimos hoje nos cinemas e possuem 24 quadros por segundo (QPS), o longa optou por brincar com essa frequência, fazendo com que ela refletisse a tensão dramática da história.

Na prática, isso significa que durante o tempo em que Miles Morales está aprendendo a ser um super-herói e lidar com as dificuldades que isso traz, o personagem é animado em 12 QPS, como se estivesse mais travado.

Em contrapartida, quando ele está na pele de Peter Parker e soa mais experiente, o protagonista aparece no padrão de 24 quadros, causando uma impressão de realismo e suavidade nos movimentos.

O vídeo abaixo ilustra esse momento, mostrando como os profissionais do filme conseguiram inovar dentro das regras da animação, apenas utilizando sua criatividade.

Continua após a publicidade

Para quem ficou curioso pela história do Amigão da Vizinhança, Homem-Aranha no Aranhaverso pode ser assistido na Netflix e Prime Video. Sua sequência, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso também está disponível no Prime Video, e seu terceiro filme, Homem-Aranha: Além do Aranhaverso, está previsto para chegar aos cinemas em 2027.