Publicidade

Harry Potter | Atriz critica fãs adultos da saga: "É para crianças. Superem"

Por  • Editado por Durval Ramos | 

Compartilhe:
Divulgação/Warner Bros. Pictures
Divulgação/Warner Bros. Pictures
Harry Potter

Alerta de alvoroço no mundinho Harry Potter. A atriz e comediante britânica Miriam Margolyes, bastante conhecida no Brasil e em outros lugares do mundo por seu papel de Professora Pomona Sprout na franquia, fez uma crítica contundente aos fãs adultos da saga, dizendo que eles já deviam ter superado Harry Potter, pois se trata de uma história para crianças.

A alfinetada foi feita pela atriz durante uma entrevista ao canal 1News da Nova Zelândia, quando Margolyes foi questionada por uma repórter da emissora sobre quais eram as diferenças de abordagem feitas pelos fãs de Harry Potter e os fãs de Blackadder (conjunto de séries da BBC One em que Miriam trabalhou) quando a viam em público.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
“Eu me preocupo com os fãs de Harry Potter porque eles já deviam ter superado isso. Foi há 25 anos e é para crianças. Eu acho que é para crianças”, respondeu a intérprete da professora de Herbologia da franquia. “Eles ficaram presos nisso. Eu faço aparições e as pessoas dizem: 'Vamos ter um casamento com o tema Harry Potter’, e eu penso: 'Nossa, como vai ser a primeira noite de diversão deles?' Eu não consigo nem pensar nisso”, disse a atriz aos risos.

O comentário repercutiu mal nas redes sociais, levando muitos fãs a questionarem onde estaria o problema de pessoas adultas ainda se sentirem reconfortadas com ensinamentos e histórias que conheceram quando crianças.

Afinal, Harry Potter, assim como tantas outras sagas de livros e filmes, possui uma mensagem universal, que perdurou ao longo dos anos, atraindo diferentes tipos de públicos e gerações. Uma “devoção” que está longe de ser uma exceção na cultura pop e que, no caso do bruxinho, ganhou ainda mais força conforme sua história de tornou mais complexa e adulta.

Harry Potter é maravilhoso. Eu sou muito grata por participar dele. Mas acabou. É isso o que eu acho”, finalizou a atriz britânica, reforçando seu posicionamento.

Nostalgia é componente da franquia

Baseada em uma franquia literária de sete volumes escrita por J. K. Rowling, Harry Potter se tornou a série de livros mais vendida em todo o mundo, ao alcançar a marca de 600 milhões de cópias comercializadas e ser traduzida para mais de 85 idiomas.

Continua após a publicidade

Nos cinemas, seus oito filmes não fizeram por menos e acumularam um total de US$ 7,7 bilhões em bilheteria, além de inúmeros prêmios e um estrondoso desmembramento em produtos licenciados, parques temáticos e jogos de videogame.

Para além dos números, no entanto, o sucesso da saga sempre pôde ser observado pela empolgação e conexão que os fãs tiveram com a história, transformando sua trama, personagens e mensagem em algo que extrapolava qualquer tipo de métrica.

Lida e vista por um público que, em sua maioria, cresceu junto os personagens — ao mesmo tempo em que a história ganhava tons mais sombrios e complexos —, a trama ganhou um apelo nostálgico com o passar dos anos, virando parte da memória afetiva de muitos fãs e sendo passada adiante para seus filhos.

Continua após a publicidade

Prova da atemporalidade do bruxinho é que Harry Potter ganhará um reboot em formato de série pela Max, readaptando os sete livros originais da franquia. A produção, que ainda não teve seu elenco revelado, tem previsão de estreia para 2026.