Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

A Pequena Sereia | Comparativo dos personagens no live-action e desenho

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Maio de 2023 às 15h15

Link copiado!

Disney
Disney
Tudo sobre Walt Disney Company

A Pequena Sereia chega aos cinemas com a difícil tarefa de dar vida a uma das animações mais clássicas da Disney. Mais do que isso, a nova adaptação em live-action do estúdio faz mudanças significativas no visual e até no conceito de seus personagens principais ao mesmo tempo em que tenta corrigir a falta de expressividade nos bonecos em computação gráfica que foi muito criticada nos filmes anteriores.

Por isso mesmo, a nova versão da sereia que queria deixar o mar vai ter que encarar diversas comparações com o material original. É um desafio que todo live-action enfrenta e que se torna ainda mais emblemático por aqui.

Mas a boa notícia é que toda a caracterização de A Pequena Sereia, seja dos seus personagens humanos ou daqueles criados em CGI, está muito boa e próxima daquilo que os fãs viram durante décadas no desenho animado de 1989. Algumas coisas mudaram, é claro, mas todo mundo ainda está tremendamente próximo da imagem eternizada no clássico.

Continua após a publicidade

Tritão (Javier Bardem)

Um dos grandes nomes atuais de Hollywood, Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez) vive o Rei Tritão na nova versão de A Pequena Sereia — um personagem central para a trama, ainda que tenha uma participação bastante pontual em toda a trama.

Ele é o responsável por não deixar Ariel ter contato com o mundo da superfície e representa essa autoridade a ser confrontada pela filha.

Continua após a publicidade

E, em termos visuais, ele está muito parecido com a versão do desenho. Até porque não há muito mistério aqui: cabelos e barba volumosa, a coroa de corais e o icônico tridente — sem abrir mão jamais de sua postura régia. A diferença é que, no filme, Tritão está mais para o grisalho do que para o branco.

Sabichão (Awkwafina)

Continua após a publicidade

O novo A Pequena Sereia também mudou drasticamente Sabichão, o pássaro amigo de Ariel e responsável por ensiná-la (da pior forma possível) como os humanos vivem na superfície. Não só porque tivemos uma mudança de gênero com a chegada da atriz Awkwafina (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) para dublar o personagem, mas porque a ave mudou de espécie.

Na animação original, Sabichão é uma gaivota que vive na região e que conversa com Ariel nas vezes em que a sereia vai às rochas da superfície. No live-action, porém, ela virou um ganso-patola — também conhecido como atobá-boreal.

Essa é uma ave marinha que, ao contrário da gaivota, consegue mergulhar e passar um bom tempo embaixo d'água — por isso as patas com a membrana para nada. É uma mudança sutil feita para justificar a relação do pássaro com Ariel também nas partes submarinas.

Linguado (Jacob Tremblay)

Continua após a publicidade

Ao contrário do que muita gente esperava, o Linguado de A Pequena Sereia não será um linguado de verdade. Primeiro porque o peixe real é feio demais e porque, no fim das contas, a Disney tentou tornar o design do personagem mais amigável e próximo da versão do desenho.

Isso não quer dizer que o peixe amigo de Ariel vai parecer uma cabeça gigante nadando pelo mar, mas ganhou escamas que remetem ao amarelo da animação e até um topete de barbatana para mostrar que ele ainda é uma criança. Não funcionou muito e ele segue sem graça como qualquer peixe.

Sebastião (Daveed Diggs)

Continua após a publicidade

Talvez o maior feito do novo A Pequena Sereia seja ter criado um visual interessante e expressivo para um crustáceo. Para isso, a Disney também precisou alterar a espécie de Sebastião, já que seria quase impossível colocar o mínimo de expressão facial em um lagostim. Assim, o mordomo real do Rei Tritão se transformou em um siri.

Isso permitiu que ele tivesse olhos um pouco mais à mostra e que poderiam ser animados de forma minimamente convincente. Além disso, a dublagem de Daveed Diggs ajudou a compor o personagem, dando mais personalidade e compensando a falta de um rosto propriamente dito.

Dessa forma, o Sebastião do novo A Pequena Sereia entrega seu descontentamento com Ariel e seu desespero com o destino da moça (e o seu próprio) muito mais na fala. O siri é bem menos performático do que no desenho animado e isso é uma diferença bem nítida em todo o filme. A diferença é que ele ganha pontos no charme.

Continua após a publicidade

Eric (Jonah Hauer-King)

Chega a ser assustador como Jonah Hauer-King é realmente parecido com o Príncipe Eric do desenho de 1989. Tudo bem que o design do personagem nunca foi muito criativo e a preocupação era de criar um bonitão para que Ariel se apaixonasse, mas não deixa de ser uma semelhança impressionante.

E enquanto as coisas são bem idênticas em termos visuais, a grande novidade de Eric no live-action está na maior profundidade que ele ganhou em sua história. O longa quer mostrar que ele é mais do que um rostinho bonito e apresenta uma trama totalmente nova para dar mais profundidade ao rapaz e tornar seu relacionamento com Ariel mais profundo.

Continua após a publicidade

Úrsula (Melissa McCarthy)

Tanto quanto a própria heroína Ariel, a maior curiosidade do público em relação ao novo A Pequena Sereia está em como o live-action dá vida à vilã Úrsula. A Bruxa do Mar é uma das vilãs mais icônicas de toda a Disney, então era natural que houvesse uma preocupação em manter as coisas o mais fiel possível.

No desenho de 1989, o design da personagem é inspirado na drag queen Divine, que foi muito popular no cenário underground dos Estados Unidos entre os anos 1970 e 1980. É por isso que tanto o visual quanto os próprios trejeitos da kraken são tão performáticos e divertidos até hoje.

Continua após a publicidade

Para se aproximar disso, a Disney buscou a comediante Melissa McCarthy. Em termos visuais, ela está realmente idêntica à Úrsula, com direito até mesmo ao penteado exagerado e à maquiagem carregada. A diferença está no fato de que o estúdio decidiu vestir a personagem, cobrindo os braços e ombros da vilã e diminuindo o tamanho do decote. Isso fez com que ela ganhasse um tom mais sombrio e menos sedutor do que no desenho.

Ariel (Halle Bailey)

Eis a nossa grande protagonista. A escolha de Halle Bailey como Ariel foi alvo de críticas desde seu anúncio. Parte do público repetiu aquela mesma ladainha de sempre de que é um ultraje mudar a etnia da sereia, sendo que nada disso faz sentido. A verdade é que a caracterização da jovem como a filha caçula de Tritão ficou incrível.

Continua após a publicidade

Além de ser extremamente carismática e ter uma voz poderosa — características essenciais para viver A Pequena Sereia —, o visual também foi muito respeitado. As madeixas ruivas estão presentes e ganharam um penteado novo que funciona muito bem nas sequências embaixo d’água.

A Disney também ouviu as reclamações sobre falta de cor em seus live-actions anteriores e tratou de corrigir esse problema por aqui. Assim, temos escamas que brilham a todo momento e que fazem a protagonista se destacar a todo momento enquanto nada no azul do oceano. É lindo demais de ver e que dá a essa nova Ariel muito mais personalidade.