9 filmes e séries para conhecer a cultura drag
Por Clara Pitanga |

Filmes que retratam o universo drag podem ser ótimas opções para conhecer mais sobre essa cultura vibrante que celebra a arte, a liberdade de expressão e a diversidade. Produções que vão de documentários sobre a cena underground de décadas passadas até ficções que misturam humor e drama podem ser encontradas em apps de streaming como Globoplay e Prime Video.
Pensando nisso, o Canaltech reuniu, a seguir, uma lista com 9 opções de filmes e séries sobre a cultura drag para maratonar. Acompanhe.
Filmes sobre cultura drag para assistir
Abaixo, confira uma lista com 9 indicações de filmes para maratonar e assistir no streaming:
- Priscilla, a Rainha do Deserto
- A Gaiola das Loucas
- Dzi Croquettes
- RuPaul's Drag Race
- Essa Estranha Atração
- Paris Is Burning
- Eu Sou Divine
- Madame Satã
- The Queen
Priscilla, a Rainha do Deserto
Talvez um dos filmes sobre a cultura drag mais conhecidos, Priscilla, a Rainha do Deserto acompanha duas drag queens, Anthony/Mitzi (Hugo Weaving) e Adam/Felicia (Guy Pearce), e uma mulher transgênero, Bernadette (Terence Stamp), que são contratadas para performar o seu estilo único de dança em uma cidade turística no deserto da Austrália.
A bordo de seu ônibus lilás, Priscilla, as três partem de Sydney rumo à Alice Springs e, no meio do caminho descobrem que a mulher que as contratou foi a esposa de Anthony. O filme, lançado em 1994, conquistou o Oscar de melhor figurino no ano seguinte. Ele é avaliado com nota 7,5 de 10 no IMDB, e pode ser encontrado no streaming através do Prime Video, Apple TV e Telecine.
A Gaiola das Loucas
Armand Goldman (Robin Williams) é dono de uma boate drag em Miami e namora Albert/Starina (Nathan Lane), a atração principal do local. Certo dia, o filho de Armand, Val (Dan Futterman), volta à casa dos pais e anuncia que está noivo de Barbara (Calista Flockhart), filha do senador ultraconservador Kevin Keeley (Gene Hackman).
Quando o político finalmente conhece a família de Val, a trama se desenvolve de maneira cômica e caótica. A Gaiola das Loucas é uma releitura do clássico francês La Cage aux Folles. Ele está disponível no streaming pelo Prime Video e é avaliado com nota 7,2 de 10 no IMDb.
Dzi Croquettes
O documentário conta a história do grupo carioca de teatro e dança Dzi Croquettes, que usava a irreverência e a arte para criticar a ditadura. O grupo atuou entre os anos de 1972 e 1976, se apresentando em boates e teatros vestidos com roupas femininas coloridas e de salto alto.
Alinhados à contracultura, a bandeira da travestilidade era uma das vozes levantadas pelo grupo. O título, lançado em 2009, é avaliado com nota 8,0 de 10 pelo IMDb. O documentário já esteve em cartaz em plataformas como Mubi, mas atualmente não é possível encontrá-lo no streaming.
RuPaul's Drag Race
RuPaul’s Drag Race é, talvez, a série mais famosa e reconhecida sobre a cultura drag na atualidade. O programa é, na verdade, um concurso em que diversas drag queens competem entre si pelo título de Drag Queen Superstar.
O show estreou em 2009 e, desde então, tem sido renovado todos os anos. Ao total, são 17 temporadas. É possível acompanhar as edições antigas e mais recentes pelo Netflix e Paramount+.
Essa Estranha Atração
Essa Estranha Atração é uma adaptação para o cinema de uma peça de teatro da Broadway de mesmo nome. O filme acompanha a vida amorosa de Arnold Beckoff (Harvey Fierstein) um homem gay que trabalha como drag queen em uma casa de shows de Nova York.
Ao longo da trama, Arnold ainda precisa lidar com sua mãe, que é controladora e não aceita a sua orientação sexual. O título é avaliado com nota 7,8 de 10 pelo IMDb. No momento, ele não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.
Paris Is Burning
Paris is Burning é um documentário gravado nos anos 1980 que segue a cena e a comunidade gay em Nova Iorque, especialmente no contexto de pessoas de origem latina e negra. O filme foca nos bailes, festas, apresentações e ambições de quem era excluído da sociedade e lutava pelo direito de ser quem eram. O título é avaliado com nota 8,2 de 10 pelo IMDb e está disponível no streaming através do Mubi.
Eu Sou Divine
Eu Sou Divine narra a história de vida e a carreira do cantor, ator e drag queen Divine, nascido Harris Glenn. O filme explora o passado de Harris até seu encontro com o cineasta John Waters e a criação da personagem Divine, que marcou uma geração. O título é avaliado com nota 7,5 de 10 pelo IMDb, mas no momento não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.
Madame Satã
O filme brasileiro de 2002 narra a história de vida de João Francisco dos Santos, um artista transformista e bastante polêmico, mais conhecido como Madame Satã — personagem que é referência da cultura urbana e da vida noturna do Rio de Janeiro do século XX. O título, disponível para assistir no streaming pelo Globoplay, é avaliado com nota 7,0 de 10 no IMDb.
The Queen
The Queen é um documentário de 1968 que mergulha nas experiências das drag queens em concursos de beleza em Nova York. O filme mostra os bastidores do Miss All-American Camp, e acompanha a transformação das competidoras antes de subirem no palco. O título, avaliado com nota 7,2 de 10 pelo IMDb, já esteve em cartaz no Prime Video, mas atualmente está indisponível na plataforma no Brasil.
Veja mais do Canaltech:
- 6 filmes com Molly Ringwald, do hit oitentista Clube dos Cinco
- 10 filmes adolescentes que marcaram cada geração
- Filmes gerados por IA agora têm um festival para chamar de seu
Assista ao vídeo e veja como evitar o TravaZap