Publicidade

Vídeo perturbador flagra nascimento de dezenas de baratas translúcidas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Janeiro de 2024 às 19h03

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

As baratas são insetos que causam arrepios e até catsaridafobia (medo intenso de baratas) em algumas pessoas, mas o nascimento dessas criaturas pode ser ainda mais perturbador, como revelam novos registros. Nos primeiros instantes, é possível observar dezenas de ninfas — fase que começa imediatamente após a eclosão dos ovos e vai até a idade adulta — translúcidas saindo de uma estrutura, conhecida como ooteca, em busca de alimento.

Adrian Smith, cientista do Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte (EUA) e idealizador do projeto Ant Lab é uma das pessoas que têm se dedicado ao registro dos primeiros segundos de vida tanto da barata-americana (Periplaneta americana) quanto da barata-germânica (Blattella germanica), também conhecida como baratinha.

A seguir, veja o vídeo em time-lapse que flagra o nascimento de baratas de ambas as espécies em laboratório: 

Continua após a publicidade

Nascimento das baratas

Além dos arrepios provocados pelo nascimento de baratas, outro fator que merece destaque nas imagens é a ooteca, algo que mais parece uma bolsa, um estojo ou mesmo uma caixa protegida com ovos. Pensando no desenvolvimento dos insetos, ela tem mesmo essa função protetora, como explica artigo da Universidade da Flórida (EUA).

No caso da proteção, a ooteca reduz os riscos dos ovos serem destruídos ou mesmo atacados por outras espécies. Entretanto, ela também preserva água e nutrientes suficientes para garantir a sobrevivência das pequenas criaturas no processo de desenvolvimento. Estrategicamente, é construída perto de fontes de alimento para as ninfas, após a eclosão.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Constituída a partir de secreções liberadas pelo inseto, a ooteca é inicialmente marrom clara, mas vai escurecendo ao longo do tempo. No vídeo, ela está bastante escura e abriga ovinhos de baratas-americanas. Em média, tem cerca de 8 mm de comprimento e 5 mm de altura, com a capacidade de proteger aproximadamente 16 ovos.

Novas imagens do rompimento da ooteca 

Os registros do Ant Lab não são os únicos envolvendo o processo de reprodução e de nascimento de baratas. A série documental Uma Verdadeira Vida de Inseto, gravada pela National Geographic e disponível no streamingDisney +, também apresenta detalhes desse instante perturbador em sua primeira temporada, como adiantou o site Live Science.

Continua após a publicidade

Fonte: Universidade da Califórnia