Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja como é a verdadeira e assustadora face das formigas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Outubro de 2022 às 14h35

Link copiado!

Erik Karits/Pixabay
Erik Karits/Pixabay

É difícil conhecer alguém que tenha medo de formigas. Embora seja uma espécie indesejada, estes insetos parecem relativamente amigáveis, enquanto passam o dia recolhendo folhas ou pequenos grãos de alimento pela casa. No entanto, quando uma formiga é observada pelo zoom de um microscópio, a sua verdadeira e assustadora face é revelada. É o que confirma a fotografia do pesquisador e fotógrafo Eugenijus Kavaliauskas, da Lituânia, que viralizou.

O registro assustador da face de uma formiga foi classificado como Imagem de Distinção, no Concurso de Fotomicrografia Nikon Small World de 2022. Anualmente, a competição celebra as fotografias mais impressionantes da vida animal e vegetal feitas com microscópio.

Apesar da fotografia de Kavaliauskas ter recebido algo como uma menção honrosa na premiação da Nikon, o clique do rosto de uma formiga do gênero Camponotus, ampliado cinco vezes sob um microscópio, está dando o que falar na internet. Veja o registro com os seus próprios olhos:

Continua após a publicidade

Por que a cara da formiga é tão assustadora?

Com o zoom, a face da formiga se aparenta com um rosto demoníaco ou de um ser do submundo, mas isso não é exatamente verdade. A impressão assustadora foi provocada, de forma proposital, pelo fotógrafo Kavaliauskas, na hora de definir o foco e o recorte da imagem.

No clique, temos a nítida impressão de enxergarmos os olhos da formiga. No entanto, aquelas duas esferas, com um leve tom avermelhado, são as bases da antena do inseto. Os verdadeiros olhos estão mais para trás na lateral da cabeça do bicho, mas a fotografia não os enquadrou. Entenda isso no exemplo a seguir:

Continua após a publicidade

Após essa breve explicação, as formigas podem ficar um pouco menos assustadoras, mas podem continuar a causar medo. Vale lembrar que, anteriormente, estudos já descobriram que elas têm "dentes", revestidos com uma fina camada de átomos de metais pesados, como o zinco. Além disso, os insetos deste gênero têm uma estranha forma de comunicação: o vômito. Sim, as formigas vomitam umas nas outras como uma forma de interagir e compartilhar informações.

Fonte: 'Nikon Small World