Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é a diferença entre lhama e alpaca?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Outubro de 2022 às 10h00

Link copiado!

Estivillml/Envato
Estivillml/Envato

Conhecidas pela lã e pela fofura, lhamas e alpacas são dois animais muito populares na América do Sul, especialmente na parte de colonização espanhola, como Peru (andes peruanos), Bolívia, Chile, Equador e Argentina. As espécies têm entre si inúmeras semelhanças e, por causa disso, é comum que as pessoas se confundam para saber quem é quem — mas um olhar atento basta para diferenciá-las, como veremos a seguir.

Em comum, as duas espécies de ruminantes pertencem à família dos camelídeos, que é a mesma dos camelos, dromedários, vicunhas e guanacos. Por outro lado, lhamas e alpacas possuem suas próprias particularidades, como tamanho, peso, tipo de pelagem e formato da cabeça. É possível afirmar até que, geralmente, têm temperamentos diferentes.

Quais camelídeos existem na América do Sul?

Continua após a publicidade

Em artigo na Revista Chilena de História Natural, pesquisadores da Universidade do Chile e da Pontifícia Universidade Católica do Chile discorrem sobre o que são alpacas e lhamas, e a qual família pertencem na taxonomia. Segundo os autores, existem apenas quatro espécies de camelídeos na América do Sul:

  • Alpaca (Vicuna pacos);
  • Guanaco (Lama guanicoe);
  • Lhama (Lama glama);
  • Vicunha (Vicugna vicugna);

Dos quatro, apenas as alpacas e lhamas são domésticas. Enquanto isso, os primos dessas duas espécies — os guanacos e as vicunhas — são considerados selvagens.

O que é uma lhama?

Continua após a publicidade

Os pesquisadores chilenos afirmam que "a lhama é o maior dos camelídeos sul-americanos" e alguns espécimes podem pesar mais de 110 kg, com 1,2 m de altura. Apesar de parecerem fofas e dóceis, as lhamas têm má reputação entre os humanos. Só que isso não é uma completa verdade e nem é necessariamente justo com estes animais.

"Quando sobrecarregadas ou maltratadas, reagem cuspindo, dando coices, deitando-se ou recusando-se a se mexer. No entanto, eles são criaturas gentis", detalha artigo na Encyclopedia Britannica sobre as lhamas.

No mundo pop, as lhamas se tornaram ainda mais conhecidas nos anos 2000 com o lançamento da animação A Nova Onda do Imperador, da Disney. No filme, o jovem imperador inca Kuzco é transformado em uma lhama e precisa reverter o encantamento (ou maldição), enquanto aprende valiosas lições sobre humildade.

Continua após a publicidade

Para relembrar da animação que marcou época, confira ao trailer dublado do filme:

Uma inusitada curiosidade é que, durante os primeiros meses da pandemia da covid-19, uma equipe de cientistas da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, investigou elementos do sangue de lhamas em busca de possíveis tratamentos antivirais.

O que é uma alpaca?

Continua após a publicidade

"A alpaca é a menor espécie de camelídeos domésticos e compartilha muitas características morfológicas com as vicunhas, que estão mais ao norte [da América do Sul]", explicam os pesquisadores chilenos sobre esta simpática espécie. O tamanho médio do animal é de 90 cm e tende a pesar entre 55 kg e 65 kg.

Na questão comportamental, as alpacas não socializam tanto com os humanos e, por isso, são consideradas mais reservadas. "As alpacas são um pouco mais tímidas e gostam de ficar com seu rebanho", pontua a Encyclopedia Britannica.

Quais são as diferenças entre lhamas e alpacas?

Continua após a publicidade

Para saber qual é a espécie, um dos principais pontos de diferenciação entre lhamas e alpacas é o tamanho. Como regra, as alpacas são menores e mais leves que as lhamas. Outra questão que vale ser observada é o formato do rosto. Isso porque as alpacas também têm rostos pequenos e orelhas mais curtas, em oposição a suas "primas".

Mais uma diferença fundamental é a pelagem. Alpacas têm pelos "desgrenhados", só que são considerados mais valiosos para a produção de lã. Enquanto isso, as lhamas têm uma lã mais grossa e áspera, que é de qualidade considerada inferior na indústria têxtil. Por isso, lhamas também são usadas como animais de carga na América do Sul, o que não ocorre com as alpacas.

Fonte: Revista Chilena de História Natural e Encyclopedia Britannica