Publicidade

Proteínas revelam que fóssil misterioso de Taiwan era de um Denisovano

Por  | 

Compartilhe:
Chun-Hsiang Chang/Jay Chang
Chun-Hsiang Chang/Jay Chang

O fóssil de uma mandíbula encontrada em Taiwan, num local costeiro chamado Penghu, revelou ser de uma espécie humana extinta — um denisovano. Cientistas já haviam tentado sequenciar o genoma dos dentes, mas sem sucesso. O que garantiu a descoberta foi a presença de duas proteínas exclusivas da espécie, ainda alojadas entre os ossos.

Os responsáveis pela pesquisa são da Universidade Graduada para Estudos Avançados (SOKENDAI), Universidade de Copenhagem e Museu Nacional de Ciência Natural de Taiwan. O achado da mandíbula, que ainda retém cinco dentes do extinto hominídeo, foi em 2015.

Enigmas denisovanos

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As proteínas do esmalte dos dentes do denisovano, além de revelar sua espécie, também tinham o cromossomo Y, indicando ter se tratado de um denisovano masculino. Datar o espécime, no entanto, é difícil, já que métodos como a datação por carbono não puderam ser usados. Duas janelas foram determinadas — o fóssil tem entre 10.000 e 70.000 anos ou 130.000 a 190.000 anos.

No caso de ter a idade da primeira estimativa, seria o fóssil de denisovano mais recente já encontrado pela ciência. A trajetória dos restos é curiosa, já que foram retirados do leito marinho junto a fragmentos de animais por barcos de pesca comercial no Canal de Penghu. Os ossos acabaram em uma loja de antiguidades taiwanesa até serem comprados, em 2008, e posteriormente doados a um museu no país.

A presença dos restos de animais foi o que permitiu estabelecer a provável datação do fóssil denisovano. Pouco foi descoberto sobre a espécie até agora, com ossos só tendo sido achados em Penghu, na Caverna de Denisova, na Rússia, e na Caverna de Baishiya Karst, no Platô Tibetano. O achado mais recente mostra que a espécie ocupou diversos territórios diferentes no leste eurasiano, incluindo ambientes quentes e úmidos como os de Taiwan.

Leia também:

VÍDEO: 10 mitos sobre o corpo humano [Top Tech]

Continua após a publicidade

Fonte: Paleoanthropology, EurekAlert!