Praga asiática é vista pela primeira vez no Brasil

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 09 de Novembro de 2021 às 09h40
Pilat666/Envato

Em novembro do ano passado, um percevejo da espécie Ethersina fullo foi encontrado em Santos, no litoral de São Paulo. Descobriu-se, após uma publicação nas redes sociais, que consistia de uma espécie de origem asiática, considerada inclusive como uma praga no continente.

A publicação foi feita originalmente pelo estudante de biologia Yan Lima (26) na plataforma iNaturalist, voltada à ciência. Ao deparar-se com a imagem do percevejo, o mestre em biologia animal pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Ricardo Brugnera solicitou que o autor da postagem coletasse um indivíduo da espécie para futuras análises. Os dois então montaram um grupo de estudos.

Os pesquisadores suspeitam que o percevejo chegou ao país por contêineres, pelo Porto de Santos. A espécie se alimenta de plantas e causa danos econômicos a plantações de kiwi, pêra, pêssego, maçã e romã na China. O animal também costuma ser encontrado na Nova Zelândia e na Albânia.

Estima-se que o percevejo pode se adaptar facilmente ao Brasil, pela diversidade de plantas cultivadas e pelo clima tropical, considerando que a temperatura mais elevada contribui para a reprodução adequada, já que ele não precisa hibernar. A prefeitura de Santos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério da Agricultura já foram notificados, e a espécie inédita no Brasil está sendo investigada.

Fonte: G1