Publicidade

Por quanto tempo podemos usar pijamas, jeans e outras roupas antes de lavar?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Fevereiro de 2023 às 10h00

Link copiado!

Dan Gold/Unsplash
Dan Gold/Unsplash

A taxa de uso versus lavagem das roupas do dia-a-dia é bem variável, algo que você já deve ter percebido caso tenha conversado sobre o assunto com seus amigos. O quanto nossas vestimentas aguentam até ter de encontrar a máquina de lavar depende mais, em grande parte, de aspectos culturais e educação doméstica do que de uma ciência exata. A questão fica mais cabeluda ainda se falarmos de indumentárias diferentes, como pijamas, elastano ou roupas de baixo. O que dizem os cientistas?

A resposta é tão variável quanto seu grupo de amigos faz parecer, já que depende do quanto você sua, como é o seu estilo de vida e quais atividades pratica diariamente, além do tipo de roupa que usa. Tanto a lavagem de camisetas e calças quanto a higiene pessoal são heranças societais e culturais — na América Latina, por exemplo, a tendência é exagerar, já que tomamos banho mais de uma vez ao dia e acabamos fazendo isso com o que vestimos também.

Continua após a publicidade

É seguro reutilizar roupas?

Repetir o uso de roupas por vários dias é uma atividade ligada a evitar tomar decisões demais durante o dia, gerando menos estresse principalmente pela manhã. O problema é que lavá-las com muita frequência pode prejudicar o tecido, além de gerar lavagens extras desnecessárias e gastar recursos demais, como a água. Lavar muito pouco, por outro lado, pode levar a problemas de pele ou até mesmo infecções. Qual o período ideal, então?

Podemos dizer com segurança que roupas de baixo, meias, meia-calças, leggings e roupas esportivas devem ser lavadas após cada uso, bem como vestimentas que já apresentem manchas, estejam suadas, gerem odor ou tenham sujeira visível. Os tipos de roupa citados estão em contato com a nossa pele em locais cheios de bactérias naturais, como nosso microbioma, que chega até a produzir leveduras. O suor das atividades diárias acaba gerando umidade e criando um ambiente perfeito para que elas se proliferem em excesso.

Além desses microorganismos, as roupas de academia ou esportivas também entram em contato com bactérias como o Staphylococcus aureus, que gera infecções comuns em ambientes comunitários e hospitais, podendo ficar muito sérias caso cheguem ao sangue ou tecidos corporais internos.

Continua após a publicidade

Algumas pessoas secam as roupas de fazer exercícios com secadores ou pelo ar, mas recomenda-se evitar sumariamente essa atividade, já que o baixo calor só piora a situação, não sendo o suficiente para acabar com as bactérias, na verdade as ajudando. O ideal é lavá-las com sabão e água quente, que ajuda a soltar a sujeira e o sebo, levando consigo os micróbios potencialmente perigosos.

O mesmo vale para meias, já que os pés e seus dedos são um ambiente perfeito para micróbios — os tênis são quentinhos, úmidos e escuros. Por isso, também lave os calçados pelo menos uma vez no mês, ou no mínimo as palmilhas. Para outras roupas, a resposta pode ser um pouco menos definitiva.

Algumas variáveis

Continua após a publicidade

Pijamas, roupas comuns e jeans vão depender do quanto você suou durante o dia. Algumas pessoas usam camisetas "de baixo", que acabam contendo o suor. Nesse caso, elas vão para a máquina de lavar enquanto a roupa "de cima" pode ser reutilizada por mais alguns dias. Caso você não use roupas de baixo, então recomenda-se lavar as calças a cada uso, já que ela entra em contato com a pele genital, onde há mais microorganismos.

Caso você costume tomar banho antes de se deitar, sue muito pouco ou utilize roupas de baixo junto com os pijamas, é seguro utilizá-los por uma semana sem lavar. Já casacos e jaquetas não costumam precisar de mais de uma lavagem por mês, já que não tocam a pele. Se o uso for realmente diário, o tempo pode ser reduzido para 2 semanas.

Por fim, há a questão dos jeans. É comum querer preservar seu tecido, mais grosso e durável do que os outros. Caso eles não estejam suados, sujos ou manchados, não é necessário lavar — há quem nunca o faça. Embora seja seguro lavar uma vez por mês, caso seu jeans não cheire mal, não cause eczemas, coceira ou outros problemas de pele, não é preciso lavá-lo: isso, é claro, se você usar roupas de baixo junto com ele.

Continua após a publicidade

Fonte: CNN Health