Pfizer anuncia vacina contra Ômicron para março

Pfizer anuncia vacina contra Ômicron para março

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 10 de Janeiro de 2022 às 16h22
erika8213/envato

Nesta segunda-feira (10), o CEO da Pfizer, Albert Bourla, anunciou que uma vacina contra a variante Ômicron estará pronta em março. Segundo o anúncio, a farmacêutica já chegou até mesmo a dar início à fabricação do imunizante, que terá como alvo também as outras variantes do coronavírus que circulam atualmente.

“A vacina estará pronta em março. Já estamos começando a fabricar algumas quantidades. A esperança é que alcancemos algo que tenha uma proteção muito melhor, principalmente contra infecções, porque a proteção contra as hospitalizações e as doenças graves é razoável agora, com as vacinas atuais, desde que se tenha a terceira dose", afirmou o CEO da empresa durante uma entrevista à CNBC.

Albert Bourla acrescentou que ainda não está claro se uma vacina contra Ômicron é necessária ou não, ou como ela seria usada, mas a ideia é que a Pfizer já tenha algumas doses prontas, tendo em vista que determinados países querem que o imunizante esteja pronto o quanto antes.

Pfizer anuncia vacina contra Ômicron em março (Imagem: erika8213/envato)

Por enquanto, o que se sabe a respeito da reação da Ômicron às vacinas é que a cepa não consegue escapar totalmente dos anticorpos fornecidos pelas duas doses da vacina da Pfizer. Além disso, um estudo não revisado por pares apontou que a taxa de proteção contra hospitalizações é de 70% para a variante recém-descoberta.

Para quem foi imunizado com a CoronaVac durante a pandemia, pode ser necessário tomar duas doses de reforço da Pfizer. Duas doses da CoronaVac não foram suficientes para neutralizar a variante, mas quando combinada com as duas doses de reforço da Pfizer, atingiu-se a proteção adequada.

Fonte: CNBC

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.