Pequena espécie de samambaia carrega o maior genoma do mundo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Junho de 2024 às 08h29

Pol Fernandez/Wikimedia Commons

É um recorde! A revista iScience revelou qual o maior genoma do mundo. E não, esse título não pertence aos humanos. Tampouco pertence a grandes animais, como elefantes. Na verdade, diferente do que todo mundo poderia pensar, quem carrega o maior genoma é uma pequena espécie de samambaia chamada Tmesipteris oblanceolata.

Até agora, a "coroa" de maior genoma pertencia a uma planta japonesa chamada Paris japonica, cujas células carregam 150 bilhões de pares de bases. No entanto, ao apresentar 160 bilhões de pares de base, a Tmesipteris oblanceolata quebrou esse recorde.

De uma forma bem resumida, os pares de bases são como as peças de encaixe que formam o DNA. Imagine o DNA como uma escada em espiral, onde os degraus são feitos de "letras" que sempre se juntam aos pares: a letra A (Adenina) sempre se encaixa com a letra T (Timina), e a letra C (Citosina) sempre se encaixa com a letra G (Guanina).

Esses pares de letras, ou pares de bases, são o que permite ao DNA armazenar e transmitir todas as informações necessárias para criar e manter a vida.

Para se ter uma noção, o ser humano apresenta 3 bilhões de pares de bases. Isso quer dizer que a pequena planta tem um genoma simplesmente 53 vezes maior.

Maior genoma do mundo

Para descobrir que a espécie de samambia Tmesipteris oblanceolata tem o maior genoma do mundo, os cientistas do Institut Botànic de Barcelona (Espanha) e do Jardim Botânico Real de Kew (Reino Unido) usaram a técnica citometria de fluxo.

É um método que permite contar e analisar células enquanto elas passam, uma a uma, por um feixe de luz (como um scanner que lê códigos de barras, mas para células).

"Como parte da investigação em curso destinada a melhorar a nossa compreensão de como e porquê os genomas gigantes evoluem e funcionam, conduzimos uma pesquisa usando citometria de fluxo para quantificar a variação do tamanho do genoma. Apresentamos a descoberta do maior genoma eucariótico relatado até agora", afirma o estudo.

Maior planta do mundo

Mas por que o maior genoma do mundo não é o da maior planta do mundo? Bem, primeiro vamos entender quem é essa: a Posidonia australis, que pode chegar a 180 km de extensão e fica em Shark Bay (Austrália).

O que acontece é que o tamanho do genoma de um organismo não está diretamente relacionado ao seu tamanho físico. Isso porque o tamanho do genoma, medido em número de pares de bases, é a quantidade total de material genético em um organismo. Existem plantas pequenas com genomas muito grandes e plantas grandes com genomas pequenos.

A evolução do tamanho do genoma é influenciada por muitos fatores (como mutações). O tamanho do genoma pode variar entre organismos devido a esses fatores, independentemente do tamanho físico.

Mas os pesquisadores ainda querem estudar melhor todo o gênero Tmesipteris, porque envolve 15 espécies de samambaia, e até agora só se sabe o genoma de seis. Pode ser, então, que uma ainda não analisada tenha o maior genoma do mundo. Cabe a futuros estudos explicar isso.

Fonte: iScience