Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pacu: peixe da Amazônia é misteriosamente encontrado em lago na Irlanda

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Fevereiro de 2024 às 12h47

Link copiado!

Светлана/Pixabay
Светлана/Pixabay

No último final de semana, foi identificado em um lago do interior da Irlanda um misterioso pacu, nome dado a um grupo de peixes de água doce do gênero Piaractus. Estes animais são bastante comuns na floresta Amazônia, mas inexistentes nas águas da Europa.

No Brasil, existem mais de 10 espécies diferentes de pacus. Algumas dessas criaturas podem pesar até 25 kg, mas o peixe encontrado na Irlanda pesava cerca de 2 kg, segundo as autoridades locais. O animal estava morto quando foi identificado.

A seguir, veja a pesca de um pacu na Amazônia Brasileira:  

Continua após a publicidade

Entenda o caso do peixe misterioso

O peixe brasileiro, exótico no exterior, foi encontrado no Lago Garadice, no condado de Leitrim. A região interiorana fica a 140 km da capital da Irlanda, Dublin, o que torna o caso ainda mais enigmático. 

Segundo a BBC, a identificação do peixe foi feita, inicialmente, por um pescador local e proprietário de uma pousada na região, Steve Clinch. "Parece que [o pacu] foi colocado vivo e, posteriormente, morreu [no lago]”, conta.

Em seguida, autoridades foram acionadas, já que se trata de uma espécie invasora e que pode representar risco à biodiversidade. A partir de então, a equipe do Inland Fisheries Ireland (IFI) assumiu a investigação. Parte do governo, o IFI é responsável pela proteção e conservação dos recursos de água doce e de pesca em todo o país.

"A origem do peixe e como ele chegou até o lago são [fatos] desconhecidos neste momento", afirma o IFI, nas redes sociais. Em breve, mais detalhes devem ser compartilhados.

Entre as hipóteses atuais, existem duas principais:

Continua após a publicidade
  • O peixe misterioso da Amazônia teria sido jogado morto no lago, por alguém que o comprou em algum lugar desconhecido, para fins de consumo ou mesmo de aquarismo;
  • O animal brasileiro poderia ter sido liberado de um tanque particular de peixes, ainda vivo, no lago.

No entanto, o IFI destaca que apenas um único exemplar do peixe pacu foi encontrado no lago irlandês, ou seja, não existe uma população dessa espécie no local. Isso reduz os riscos para a preservação do ecossistema. 

Em outro contexto, o peixe-leão (Pterois volitans) é uma espécie invasora que tem provocado muita destruição aonde chega, inclusive nas praias brasileiras.

Continua após a publicidade

Posicionamento do Ibama

Em nota, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que, nos últimos 12 meses, não foram identificadas exportações legais de peixes nativos do Brasil para a Irlanda, aumentando ainda mais o mistério em torno da descoberta.

Fonte: Com informações: BBC