Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Este pequeno peixe produz um som mais alto que um tiro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Fevereiro de 2024 às 09h36

Link copiado!

AngryBurmese/Wikimedia Commons
AngryBurmese/Wikimedia Commons

Na última segunda-feira (26), um artigo científico publicado na PNAS revelou que um minúsculo peixe da espécie Danionella cerebrum é capaz de produzir um som que ultrapassa 140 decibéis. Os cientistas da Universidade Charité (Alemanha) descobriram que o animal tem um sistema único de produção de som.

O próprio estudo reconhece que a intensidade desse som é equivalente a uma sirene de ambulância ou britadeira. Para entender melhor como o peixe seria capaz de produzir o som, a equipe de cientistas usou gravações de vídeo em alta velocidade. Confira o resultado:

Continua após a publicidade

Normalmente, os peixes produzem som através de vibrações impulsionadas por contrações rítmicas de músculos. A responsável por essas vibrações é a bexiga natatória, um órgão cheio de gás usado para controlar a flutuabilidade.

Som produzido pelo Danionella cerebrum

Mas no caso da espécie Danionella cerebrum, o mecanismo de produção sonora até então era um mistério. Segundo os autores do estudo, os mecanismos musculares relacionados à bexiga natatória não forneciam uma explicação plausível para a origem do som.

O estudo permitiu descobrir, então, que o peixe tem um sistema único de produção de som, envolvendo costelas especializadas e músculos resistentes que permitem o peixe acelerar uma cartilagem específica com forças extremas, gerando pulsos rápidos e altos. 

Continua após a publicidade

Para produzir som, uma costela próxima à bexiga natatória é movida por um músculo especial para um pedaço de cartilagem. Quando a costela é liberada, atinge a bexiga natatória e emite um som.

"Nossa descoberta desafia a noção convencional de que a velocidade do movimento esquelético dos vertebrados é limitada pela ação muscular", afirmam os pesquisadores.

"A compreensão desta adaptação extraordinária expande o nosso conhecimento do movimento animal e destaca a notável diversidade dos mecanismos de propulsão entre as espécies, contribuindo para a nossa compreensão mais ampla da biologia evolutiva e da biomecânica", apresenta o estudo.

Por que o som é tão alto?

Continua após a publicidade

Mas ainda é um mistério por que o som produzido pela espécie Danionella cerebrum é tão alto, principalmente considerando o quão minúsculo é o peixe. Ainda é uma informação que intriga os pesquisadores e deve guiar futuros estudos. "Em comparação com outros vertebrados, D. cerebrum produz gritos excepcionalmente altos em relação ao tamanho do corpo", conclui a pesquisa.

Fonte: PNAS, The Guardian