Ossos gigantes encontrados podem ser do maior dinossauro que já pisou na Terra
Por Natalie Rosa |
Recentemente, na Argentina, paleontólogos fizeram uma grande descoberta, literalmente. Os pesquisadores encontraram restos do que, possivelmente, foi o maior animal que já pisou na Terra: um Titanossauro, dinossauro de pescoço longo, de 98 milhões de anos.
- Dinossauros eram gigantes e pesados, mas com ossos levinhos, sugere estudo
- Cientistas encontram câncer ósseo avançado em fóssil de dinossauro
- Nova espécie de dinossauro semelhante ao Tiranossauro Rex é descoberta na Europa
A criatura foi encontrada ainda em 2012, na Província Neuquén, no noroeste da Patagônia, mas ainda não havia sido escavado por completo. O material analisado até então mostra se tratar de um saurópode da espécie Titanossauro, espécie herbívora, quadrúpede e de pescoço longo que viveu há cerca de 163,5 a 145 milhões de anos, no final no período Cretáceo.
Segundo a declaração dos escavadores, o dinossauro encontrado é cerca de 10% a 20% maior do que o que ocupava o posto de maior criatura que já andou na Terra, o Patagotitan mayorum, que pesava aproximadamente 70 toneladas e tinha 40 metros de comprimento.
Um dos envolvidos na escavação, Alejandro Otero, do Museo de La Plata, está focado em desenvolver uma imagem do dinossauro, ainda sem nome, montando as peças de duas dúzias de vértebras e do osso pélvico encontrado. Enquanto isso, também está sendo buscado outras partes do corpo que estão incorporadas às rochas de forma mais profunda.
Até o momento, os paleontólogos já encontraram metade da cauda e diversos ossos do quadril, e quando encontrarem o fêmur e o osso do úmero será possível estimar a massa corporal da criatura.
Fonte: ScienceAlert