Dinossauros eram gigantes e pesados, mas com ossos levinhos, sugere estudo
Por Natalie Rosa |
Um novo estudo acaba de revelar que o tamanho dos dinossauros só era suportável devido ao peso de seus ossos, que eram extremamente leves. Criaturas como o herbívoro Argentinossauro, por exemplo, possuíam mais de 30 metros de comprimento, pesando mais de 50 toneladas.
- Nova espécie de dinossauro semelhante ao Tiranossauro Rex é descoberta na Europa
- Cientistas encontram câncer ósseo avançado em fóssil de dinossauro
- Dinossauros em realidade aumentada chegam ao buscador do Google; saiba como ver
O estudo de Seth Donahue e sua equipe, da Universidade de Massachusetts Amhers, fizeram a análise de um osso trabecular esponjoso, como é geralmente encontrado nas pontas de ossos grandes como o fêmur. O cientista diz que o osso trabecular, por não ser maciço, é um material excepcionalmente leve.
Antes da pesquisa, nenhum outro paleontólogo havia estudado as propriedades desse tecido ósseo de dinossauros, fazendo com que se trate de um estudo único. Os pesquisadores fizeram a combinação de varreduras detalhadas do tecido ósseo, utilizando tomografia computadorizada, combinando com uma técnica de engenharia chamada análise de elementos finitos, descobrindo que o osso trabecular dos dinossauros é organizado de forma diferente em comparação com os mamíferos e pássaros atuais, sendo menos denso, sem, no entanto, deixar os animais sem resistência.
Para Donahue, a descoberta implica na compreensão de como os dinossauros eram capazes de suportar seus corpos gigantescos que, hoje, não são vistos nos animais atuais.
Fonte: New Scientist