Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os gatos também sonham?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Maio de 2022 às 09h40

Link copiado!

prathanchorruangsak/envato
prathanchorruangsak/envato

Já descobrimos que cachorros podem sonhar, e por isso mexem tanto as patas enquanto dormem. Mas será que os gatos também sonham? Estudos já apontaram que os felinos domésticos costumam dormir mais de 20 horas por dia, o que corresponde a 70% de sua vida.

Na década de 1960, os cientistas confirmaram que os gatos conseguem alcançar o estágio REM (movimento rápido dos olhos) do sono, em que se nota o máximo relaxamento muscular (à beira da imobilidade, para que não se machuquem), uma intensa atividade cerebral e a frequência cardíaca e a temperatura voltam a subir.

Ainda não há uma certeza se os gatos sonham, mas o que se sabe é que eles têm as mesmas propriedades físicas do sono que nós, humanos. No entanto, a teoria dos cientistas é que, se sonham pelas mesmas razões que os humanos, isso permitiria processar certos eventos do dia e categorizar adequadamente em seus cérebros. Em outras palavras, seria uma forma de guardar boas lembranças, como os momentos do dia em que passou brincando.

Continua após a publicidade

Outra teoria (e que não necessariamente exclui a outra) é que sonhos podem preparar para eventos futuros, de modo que a pessoa — ou o gato, nesse caso — consiga praticar uma tarefa difícil sem ter que enfrentá-la verdadeiramente, assim, ao acordar, há uma preparação muito maior para lidar com os imprevistos.

Os especialistas apontam que os gatos são crepusculares, não noturnos, o que significa que são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer. Como predadores, eles se adaptaram a esse horário para caçar com mais eficiência. Além disso, nem todo sono é profundo quando se trata das horas de soneca do gato. Esses períodos podem representar apenas um descanso, como se o animal estivesse apenas fechando os olhos e ouvindo o ambiente.

Fonte: Sleep Research Society, Rover, Discover