Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nuvem rara com formato de disco voador é flagrada e fotografada

Por| 23 de Outubro de 2020 às 15h00

Link copiado!

Reprodução/Francisco Javier Negroni Rodriguez
Reprodução/Francisco Javier Negroni Rodriguez

No último sábado (17), a Royal Meteorological Society (RMetS) anunciou os vencedores do concurso das melhores fotos do clima em diversas formas. Entre as fotos dos finalistas, existe uma que retratou algo curioso: uma formação esbranquiçada e achatada, bastante semelhante a um disco voador, pairava acima da montanha El Chaltén. Na verdade, tratava-se de uma bela nuvem lenticular. 

A foto, feita pelo chileno Francisco Javier Negroni Rodriguez, mostra a nuvem pairando nos picos da montanha mesmo com a forte ação do vento. O fenômeno das nuvens lenticulares é relativamente comum em regiões montanhosas semelhantes a El Chatén; lá, os ventos sopram em alta velocidade nos picos das montanhas, e criam essas nuvens em formato semelhante a um disco. 

Fazer o registro não foi nada fácil: Rodriguez estava caminhando em trilhas da região durante um dia bem nublado, e esperava poder pelo menos vislumbrar o pôr do Sol. Ele explica que o clima na Patagônia é imprevisível e o surpreendeu: “por um momento, as nuvens me permitiram ver El Chaltén e, para a minha surpresa, havia uma nuvem lenticular espetacular e brilhante com a figura mais perfeita que já vi”, relata na descrição da imagem no site. 

Continua após a publicidade

Essas nuvens parecidas com discos voadores são raras, e se formam quando ventos fortes e úmidos sopram nos lados de montanhas, prédios e outros obstáculos altos. No caso, a montanha desvia o vento e o força em ondas que fluem descendo para o outro lado e sobem novamente. Com esses movimentos para cima, o ar se resfria até se condensar em nuvens. Quando o ar desce outra vez, a nuvem evapora. Como resultado, fica essa nuvem estacionária com formato de disco, que foi esculpido pelo movimento constante de subida e descida do vento.

No fim, a foto de Rodriguez não foi uma das três vencedoras do concurso, mas recebeu mais de 7 mil acessos e está listada junto dos outros 25 finalistas que fizeram registros incríveis de diversas peculiaridades da Terra. Para conhecer trabalho dos vencedores e outros finalistas, clique aqui.

Fonte: LiveScience, RMetS