Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja o cometa NEOWISE, um meteoro, a aurora boreal e mais em uma só foto!

Por| 21 de Julho de 2020 às 23h30

Link copiado!

Donna Lach
Donna Lach

O cometa C/2020 F3 NEOWISE - que acaba de chegar ao céu brasileiro e começa a ser observado na região Norte do país - foi registrado no Canadá bem acompanhado em uma foto incrível: além dele, a imagem registrou também uma aurora boreal, o fenômeno STEVE e um meteoro.

O registro foi feito por Donna Lach, uma fazendeira canadense apaixonada por auroras boreais. Ela é voluntária do projeto Aurorasaurus, patrocinado pela NASA, e descobriu o fenômeno STEVE em 2016. Para fotografar o cometa, Lach conta que acompanhou a previsão do tempo nos últimos dias, que já vinha anunciando a ocorrência da aurora boreal.

Continua após a publicidade

Por volta das 23 horas no horário local, o cometa já estava acima do horizonte, enquanto a aurora brilhava pelo céu. Quase uma hora depois, o STEVE apareceu um pouco mais distante do cometa, mas perto o suficiente para ser fotografado. Ela estava pronta para registrar a aurora e o cometa, sendo que o STEVE e o meteoro foram as grandes novidades da noite. "Fiquei maravilhada de ver que podia fotografar a área desde o STEVE até o NEOWISE". Para Lach, foi uma noite incrível que ela jamais irá esquecer.

O nome STEVE é, na verdade, uma sigla que significa Strong Thermal Emission Velocity Enhancement ou "fortalecimento de velocidade de forte emissão térmica", em tradução livre. Trata-se de um fenômeno que é alvo de discussões entre pesquisadores, pois ainda não sabemos muito sobre sua formação, mas um estudo publicado na revista Geophysical Research Letters sugere que o STEVE possa se originar de processos ionosféricos.

Fonte: Business Insider