Publicidade

Nova espécie de dinossauro com chifres gigantes recebe nome de Loki

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Andrey Atuchin/Museum of Evolution in Maribo/CC BY-NC-ND
Andrey Atuchin/Museum of Evolution in Maribo/CC BY-NC-ND

No estado de Montana (EUA), a poucos quilômetros da fronteira com o Canadá, pesquisadores encontraram uma nova espécie de dinossauro, com chifres gigantes, que recebeu o nome de Lokiceratops rangiformis. É uma homenagem ao deus nórdico Loki.

Liderado por paleontólogos da Universidade do Estado do Colorado (CSU) e da Universidade de Utah (UU), o estudo começou com a montagem de fragmentos fósseis pequenos do crânio do dinossauro, conhecido por ser um primo distante e mais velho do Triceratops (são pelo menos 12 milhões de anos de diferença).

O dinossauro que homenageia Loki viveu há 78 milhões de anos nos pântanos e planícies costeiras do continente insular Laramidia, que são hoje terras áridas nos EUA, segundo estudo publicado na revista PeerJ.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Dinossauro com chifres gigantes

Lokiceratops rangiformis tem um escudo ósseo extenso na parte de trás do crânio e chifres assimétricos no topo da cabeça. Esses chifres gigantes e irregulares lembram os de uma rena. Nenhum chifre surge a partir do nariz, o que é um diferencial importante em relação a outras espécies.

Para Joseph Sertich, pesquisador da CSU e autor do estudo, os chifres da nova espécie são os maiores já vistos em um ceratopsiano (grupo de dinossauros conhecidos por serem quadrúpedes e herbívoros).

Função dos chifres

“Os ornamentos do crânio são uma das chaves para desvendar a diversidade dos dinossauros com chifres e demonstram que a seleção evolutiva para exibições vistosas contribuiu para a riqueza estonteante dos ecossistemas do Cretáceo”, acrescenta Sertich, em nota.

 A hipótese defendida por Sertich é de que essa espécie usava os chifres de modo semelhante ao que os pássaros fazem com as penas. “Eles os usam para seleção de parceiros ou para reconhecimento de espécies”, pontua o paleontólogo.

Diferença entre os dinossauros do Cretáceo

Continua após a publicidade

A seguir, veja a diferença entre o “dino Loki” e as outras espécies que viveram no mesmo momento, durante o Cretáceo Superior — ele é o único a não ter um chifre ou protuberância saindo do nariz: 

Homenagem ao Loki

Por causa dos chifres, os autores da pesquisa optaram por homenagear a espécie com o nome de Loki. Na mitologia nórdica, ele é conhecido por ser o deus da trapaça, da travessura e do fogo. Entretanto, a explicação para o nome está mesmo nas representações mais populares dele, já que Loki é comumente representado com chifres. 

Continua após a publicidade

Fora da mitologia tradicional, Loki também é um personagem bastante popular no Universo Cinematográfico Marvel (MCU), onde já ganhou até série própria. Nessas histórias, é conhecido por ser irmão de Thor, o deus do trovão.

Fonte: PeerJ, CSU

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*