Nova aranha em forma de lança é descoberta na Austrália

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Junho de 2024 às 08h11

Rix et al, 2024/Australian Journal of Taxonomy

A Austrália não cansa de surpreender no que diz respeito ao reino animal. Dessa vez, uma nova espécie de aranha no formato de uma lança foi descoberta por cientistas da University of Western Australia. Batizada de aranha-pelicana, esse integrante da família Archaeidae teve suas informações apresentadas em um relatório da Australian Journal of Taxonomy.

Conforme nos mostra o novo estudo, a Austrarcheaea andersoni tem aproximadamente 2,5 milímetros de comprimento e pode ser encontrada tanto na Austrália em si quanto em Madagascar ou mesmo na África Austral.

No material, os pesquisadores contam que encontraram nove espécimes da Austrarcheaea andersoni, que até então era desconhecida do ponto de vista da ciência.

Os autores mencionam que as aranhas dessa família são "cada vez mais reconhecidas pela sua importância para a conservação em ecossistemas sensíveis ao fogo e outros habitats em risco de alterações climáticas ou outras formas de perturbação humana".

Nova espécie de aranha

As espécies de Austrarchaea estão restritas a florestas tropicais e em refúgios de terras altas ou montanhosas.

Esses aracnídeos também vivem da captura de insetos, por isso são apelidadas de "assassinas" pelos biólogos. Basicamente, a espécie usa  suas pernas longas, finas e em forma de lança para manipular as presas.

Mas o apelido vem apenas de seus comportamentos, não pelo fato de que a aranha é mortal aos seres humanos.

Os próprios biólogos reconhecem que essa fauna tropical permanece pouco documentada em relação a outras linhagens de Archaeidae de regiões subtropicais, então ainda deve haver várias espécies esperando para serem descobertas.

Uma curiosidade é que o nome da nova espécie é uma homenagem ao Dr. Greg Anderson, investigador honorário do Museu de Queensland, pelas suas contribuições para a aracnologia e por ter recolhido a espécime pela primeira vez no Parque Nacional de Conway em 2023.

Fonte: Australian Journal of Taxonomy