Publicidade

Mensagem em garrafa de uísque de 135 anos atrás é encontrada na Escócia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Novembro de 2022 às 09h00

Link copiado!

Andrew Measham/Unsplash
Andrew Measham/Unsplash

Uma das mensagens engarrafadas mais antigas do mundo pode ter sido encontrada: diferente do que você está pensando, ela não foi recolhida do mar, mas sim abaixo de um chão de tábuas em uma casa da Escócia. O conteúdo da carta escondida também não aponta para tesouros naufragados ou segredos de estado, mas deixa, no lugar, uma mensagem bem-humorada ao sujeito que a encontrasse.

O achado foi feito por Paul Allan, dono de uma companhia de encanamento que realizava um trabalho em Edimburgo, capital do país. Logo que encontrou a garrafa, o homem correu para o andar de baixo para informar a proprietária da casa, Eilidh Stimpson, que esperou o retorno dos filhos para o lar antes de abrir o objeto.

Continua após a publicidade

Primeiro, tentaram remover a nota de dentro do vasilhame (uma antiga garrafa de Uísque) com pinças e alicates, mas ela começou a rasgar com o esforço. Segundo a dona da casa, "infelizmente", a solução foi esmagar a garrafa com um martelo para recuperar o conteúdo. Na folha, havia uma escrita a mão de 135 anos atrás. A mensagem dizia:

"James Ritchie e John Grieve construíram este chão, mas não beberam o Uísque. 6 de outubro de 1887. Quem quer que encontre esta garrafa deve pensar que nosso pó é soprado ao longo da estrada."

A suspeita de Allan é que a nota foi descoberta abaixo do que um dia fora um quarto de empregada, na época em que a casa foi construída. Pouco, no entanto, se sabe acerca da identidade dos autores da epístola. Com 135 anos de idade, é a segunda mensagem engarrafada mais antiga do mundo, caso se prove que ela realmente seja da época à qual é datada.

Continua após a publicidade

Recordes anteriores

O recorde ainda fica com uma garrafa de 136 anos atrás, encontrada na Austrália, em 2018. Uma família que caminhava na praia, na costa oeste do país, foi a responsável pelo achado, que se revelou ser uma garrafa de gim holandês genuína do século XIX. Dentro, havia uma mensagem enrolada escrita em alemão, revelando que fora jogada de um barco a 950 quilômetros da costa do Oceano Índico. A data indicava ser de 12 de junho de 1886.

Caso seja datada e comprovadamente de 1887, a nova mensagem escocesa não roubará o recorde da infame garrafa que boiou até a Austrália, mas será uma curiosidade genuína no pódio de relíquias (não mais) engarrafadas. Em termos de tempo passado até o encontro, a mensagem escocesa ganharia, já que a australiana levou 131 anos e 223 dias para ser recuperada: o novo achado teria aproximadamente 4 anos a mais de espera. O terceiro recipiente do pódio tinha 108 anos à época da captura.

Fonte: BBC