Publicidade

Naufrágio de 400 anos é encontrado na Alemanha: "uma cápsula do tempo"

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Agosto de 2022 às 10h41

Link copiado!

Research diver Christian Howe
Research diver Christian Howe

Arqueólogos marinhos encontraram os restos de um naufrágio onde um navio afundou "quase de pé" há 400 anos, no norte da Alemanha. A embarcação levava uma carga de cal para construção e era do período Hanseático, quando diversas cidades costeiras do formaram uma guilda de comércio nos mares Báltico e do Norte, entre os séculos XIII e XVII.

Adicionando à surpresa do achado, a madeira costuma apodrecer e ser consumida com muita facilidade na região, e, por conta disso, poucos naufrágios da época foram encontrados até hoje. Teorias de especialistas dizem que o navio pode ter sido protegido por uma camada de lama carregada até o local pelo rio Trave, que vem da cidade de Lübeck, a 8 quilômetros terra adentro.

Continua após a publicidade

Achando o navio

O navio foi identificado pela primeira vez em 2020, durante uma inspeção de sonar rotineira por autoridades do canal navegável do rio Trave. Ele repousa a 11 metros de profundidade, na água majoritariamente salobra do parte mais externa do rio, entre Lübeck e o porto de Travemünde, onde as águas fluviais desaguam no Mar Báltico.

A embarcação, com comprimento estimado de 20 a 25 metros, é provavelmente uma galeota, um tipo de navio de carga com um só mastro, comum ao período hanseático. A camada de lama impediu que ela fosse comida por Teredo navalis, conhecido como teredo ou cupim-do-mar, um bivalve que se alimenta de madeira submersa com muita rapidez, principalmente nas águas quentes do oeste do Báltico. No leste, nas águas frias, ele é pouco comum.

Nos compartimentos de carga, foram encontrados cerca de 150 barris de cal quase intactos. A substância vem da queima do calcário e é um ingrediente importante da argamassa utilizada em construções. Ela provavelmente vinha da Escandinávia, como Suécia ou Dinamarca, já que não há muito calcário na Alemanha.

Continua após a publicidade

Para a datação do navio, calculada para 1680, houve pesquisa histórica: uma carta da época nos arquivos de Lübeck mostram que o oficial de justiça de Travemünde pediu que a carga de uma galeota naufragada no rio fosse recuperada, o que bate com a situação vista pelos cientistas. Além disso, a dendrocronologia — datação da madeira pelos padrões circulares de seu interior — mostrou que as árvores foram derrubadas nos anos 1650.

Teorias

A galeota provavelmente estava virando antes de entrar na cidade, quando bateu em um baixio, um banco de areia que ainda ameaça navios desavisados. Acredita-se que trabalhadores da época recuperaram parte da carga, fazendo com que o navio voltasse a flutuar, mas afundasse de vez por conta de vazamentos causados pelo impacto na areia.

Continua após a publicidade

O naufrágio foi fotografado por Christian Howe, mergulhador científico que mora em Kiel, região próxima, e há planos para remover os restos do banco do rio nos próximos anos, evitando que se mova e coloque navios modernos em perigo. O estado de conservação do navio é ótimo, e também seu posicionamento: os 70 barris em seu interior e cerca de 80 nos arredores provavelmente fizeram com que afundasse sem capotar, quase em pé.

Sedimentos no interior do navio serão estudados e devem trazer mais descobertas arqueológicas aos cientistas. Tirar a embarcação do local também permitirá uma investigação completa do casco e sua construção, talvez até mesmo revelando sua origem. Há esperança de que a popa (parte traseira), onde ficava a tripulação, contenha itens domésticos do século XVII ainda escondidos pelos sedimentos. O navio, segundo os pesquisadores, é uma cápsula do tempo, mostrando como era a vida a bordo naquele período.

Fonte: University of Kiel