Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Insetos podem sentir dor física, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Julho de 2022 às 11h35

Link copiado!

Macropixel/Envato Elements
Macropixel/Envato Elements

Segundo um estudo publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, os insetos podem sentir dor física, tal como os humanos. O artigo sugere que esses animais contam com um certo mecanismo biológico que indica a possibilidade de uma experiência subjetiva de dor.

Basicamente, os insetos têm no sistema nervoso central algo chamado nocicepção, que é a detecção de estímulos potencialmente prejudiciais, e isso reforça a ideia de tenham uma experiência de dor. Segundo os autores, a nocicepção normalmente resulta em reflexos, que podem não ser acompanhados por sofrimento.

De qualquer maneira, os pesquisadores destacam desafios por trás da avaliação da probabilidade de dor em um animal. Embora a nocicepção básica tenha sido bem documentada em insetos, não foi estabelecido que esses animais tenham a capacidade de controlar a nocicepção.

Continua após a publicidade

Esse controle é executado por neurônios no cérebro, e fornece uma importante função adaptativa, permitindo que um animal ajuste seu comportamento em diferentes contextos para priorizar a sobrevivência. Conforme exemplificam os autores, se um animal com essa habilidade é ferido durante uma briga, o amortecimento de seu processamento nociceptivo pode aumentar o desempenho, garantindo que ele não perca energia respondendo à lesão.

Depois de revisar uma série de evidências neurobiológicas e comportamentais, os autores descobriram que os insetos provavelmente têm um sistema neural para amortecer suas respostas a estímulos potencialmente dolorosos, para que possam adaptar seu comportamento de maneira flexível a diferentes contextos, assim como os humanos.

Dado que não há uma maneira direta de medir a experiência subjetiva de dor em qualquer animal, sabera existência de mecanismos neurais que podem mediar a dor em insetos é uma descoberta importante para a ciência. De qualquer forma, ainda há uma longa jornada de estudos pela frente até que se tenha informações mais concretas a respeito.

Continua após a publicidade

Estudos anteriores já demonstraram que os insetos são mais complexos do que pensamos, e podem sentir algo bem parecido com o que chamamos de depressão e ansiedade.

Fonte: Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences via Newsweek