Publicidade

Fósseis revelam mamíferos que botavam ovos há milhões de anos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Maio de 2024 às 13h45

Link copiado!

Matt Martyniuk/Wikimedia Commons
Matt Martyniuk/Wikimedia Commons

Muito antes dos ornitorrincos, 100 milhões de anos atrás, várias espécies de mamíferos que botam ovos habitavam a Austrália. Essa é a descoberta de um novo relatório publicado na Alcheringa: An Australasian Journal of Palaeontology. O estudo revela seis espécies (três delas totalmente novas para a ciência) a partir de fósseis encontrados em Lightning Ridge

As informações remetem a um período que ganhou o nome de "Era dos Monotremados". Atualmente, esses mamíferos que botam ovos foram quase completamente substituídos por marsupiais e mamíferos placentários. Apenas duas famílias sobrevivem: os ornitorrincos e as equidnas, e estão restritos à Austrália e à Nova Guiné.

Os fósseis estão na coleção do Museu Australiano há décadas, mas só agora foram devidamente classificados e estudados.

Continua após a publicidade

Com isso, as seis espécies de monotremados identificadas pelos arqueólogos são:

  • Opalios splendens
  • Stirtodon elizabethae
  • Kollikodon ritchiei
  • Steropodon galmani
  • Parvopalus clytiei
  • Dharragarra aurora

“Quatro espécies são conhecidas a partir de um único espécime, sugerindo que a diversidade permanece sub-representada. Esta descoberta acrescenta mais de 20% à diversidade anteriormente conhecida de monotremados", afirmam os arqueólogos.

Espécies de monotremados

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Uma das espécies recém-identificadas, Opalios splendens, compartilha características tanto com equidnas quanto com ornitorrincos.  Foi colocado em uma nova família chamada Opalionidae. 

Outra, chamada Dharragarra aurora, ganhou destaque por uma mandíbula muito semelhante à de um ornitorrinco moderno.

Um dos grandes mistérios da evolução dos monotremados é quando exatamente os ornitorrincos e as equidnas divergiram de um ancestral comum. A evidência genética sugere que isso aconteceu há cerca de 50 milhões de anos.

Continua após a publicidade

Mamíferos que botam ovo

A evidência mais antiga de ancestral dos ornitorrincos que se tinha, até então, era de 60 milhões de anos. Tudo graças a uma formação geológica na Patagônia argentina. 

Os monotremados descendem de uma linhagem muito antiga de mamíferos. Compartilham características com os primeiros mamíferos e répteis, de onde herdaram essa habilidade de botar ovos.

A característica é um traço ancestral que remonta aos primeiros amniotas, os ancestrais comuns dos répteis, aves e mamíferos.

Continua após a publicidade

Fonte: Alcheringa: An Australasian Journal of Palaeontology