Ferramentas de ossos de elefante mostram que os Neandertais eram habilidosos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Setembro de 2021 às 14h40

Villa et al. 2021 PLOS ONE

Pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder encontraram, na Itália, 98 ferramentas feitas de ossos de elefantes que podem revelar informações importantes sobre os primeiros humanos que pisaram em nosso planeta, no período chamado Pleistoceno Inferior. A descoberta foi feita em Castel di Guido, próximo à Roma moderna, e o material pode ter cerca de 400 mil anos.

As ferramentas foram feitas de ossos de um elefante extinto chamado elefante de bico reto (Palaeoloxodon antiquus), e a criação destes materiais não era tão simples assim. Os pesquisadores dizem que a produção era padronizada, sendo uma aptidão que só se tornou comum vários anos depois. Na época os humanos antigos usavam qualquer fragmento de osso disponível, sem qualquer trabalho de melhorar a sua forma e adaptá-los às suas necessidades. Mas na região da descoberta, eles usavam a técnica de descamação do osso para remover lascas e dar forma às ferramentas, o que também era feito com pedras.

Para os pesquisadores, isso não significa que os Neandertais eram tão inteligentes quanto os humanos modernos, mas sim que eles tinham mais acesso aos ossos do que outros grupos de humanos. Essas ferramentas criadas podem ter sido usadas para cortar carne, ou ainda para criar uma alavanca para quebrar outros ossos grandes, uma vez que muitas das peças contam com arestas afiadas.

Uma das ferramentas chamou bastante a atenção dos cientistas por, possivelmente, ter sido usada para o tratamento de couro. Esse tipo de objeto não era comum entre os humanos até cerca de 300 mil anos atrás. Com a descoberta, então, os cientistas precisam refazer as linhas do tempo para quando a criação e uso desses instrumentos começaram a acontecer.