Publicidade

Espécie menor e mais antiga de Estegossauro é descoberta na China

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Ilustração: Banana Art Studio
Ilustração: Banana Art Studio

Paleontólogos acabam anunciar, na China, a descoberta do dinossauro que pode ser um dos Estegossauros mais antigos já encontrados até então, entrando para a história

A criatura pertence a uma nova espécie chamada Bashanosaurus primitivus, que viveu no supercontinente Laurásia há mais de 165 milhões de anos. Antes do novo dinossauro, o título de mais antigo estava com o Estegossauro Adratiklit boulahfa, encontrado em Marrocos em 2019.

Susannah Maidment, principal pesquisadora do estudo, explica que a descoberta aumenta as evidências de que os Estegossauros evoluíram no início do período Jurássico Médio ou até no início, sendo ainda uns dos primeiros dinossauros a contarem com quadris semelhantes aos de pássaros.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quem foram os Estegossauros

Os Estegossauros são um grupo de dinossauros herbívoros, quadrúpedes e tireóforos, ou seja, que possuem uma armadura óssea nas costas, que se parecem com espinhos e chifres. Essa característica permitia que eles conseguissem se defender de predadores, como o T. Rex.

O Bashanosaurus primitivus encontrado media 2,8 metros de comprimento, do nariz até a ponta da cauda, sendo menor que os Estegossauros descobertos até então, que poderiam ter até 9 metros de comprimento. Os pesquisadores ainda não sabem dizer se o animal em questão era filhote ou adulto.

Os estudos vêm acontecendo com base nos restos mortais encontrados no local da escavação, que consistem em ossos dos ombros, costas, pernas, pés, espinha e costelas, além de pedaços da armadura. Comparando com seus parentes, o novo dinossauro tem o ombro menor e menos desenvolvido, além de ossos das pernas diferentes e placas ósseas mais estreitas, mas mais grossas na base.

As características físicas do novo dinossauro devem ajudar os paleontólogos a descobrir mais sobre as diferenças entre os Estegossauros, assim como suas origens e linhas do tempo de evolução.

Fonte: Science Alert, Journal of Vertebrate Paleontology